Salvador, segunda-feira, 23 de maio, por Vivaldo Pereira — O IPVA 2022 será uma das inúmeras preocupações na vida dos motoristas de todo o Brasil. No entanto, para alguns, esse é um transtorno do qual, por lei, estarão livres. Em resumo, a depender do tempo de fabricação de um veículo, ele poderá estar isento do imposto esse ano.
Com efeito, o Valor Diário averiguou que, de acordo com o estado onde emplacou o seu carro, esse tempo de fabricação acaba variando bastante. Em resumo, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Paraná e Rio Grande do Sul os veículos fabricados até 31 de dezembro de 2000 estão isentos do IPVA 2022. Já no caso de estados como Rio Grande do Norte, Roraima e Goiás, são os carros com 10 anos de fabricação que possuem esse benefício.
Os estados com isenção do IPVA 2022
Em suma, são ao todo 13 estados com isenção desse imposto: Amazonas, Amapá, Ceará, Bahia, Maranhão, Espírito Santo, Piauí, Pará, Paraíba, Rondônia, Tocantins, Rio de Janeiro e Sergipe. Ademais, veículos emplacados no Distrito Federal também estão isentos do IPVA 2022, mas desde que tenham mais de 15 anos de fabricação.
Além disso, como uma novidade, estados como Minas Gerais e Pernambuco terão isenções especiais para veículos emplacados em seus territórios. O primeiro, por exemplo, oferecerá isenção para veículos com valor histórico. Enquanto isso, em Pernambuco, são os carros de coleção que estarão isentos. Mas essa isenção só ocorrerá caso possuam o “Certificado de Originalidade” e tenham sido fabricados há mais de 30 anos.
Como consultar essa data de fabricação?
De acordo com matéria publicada pela repórter Priscila Mendes, no dia 04 de fevereiro de 2022, no site noticias.r7.com, a isenção do IPVA 2022 possui algumas singularidades. Em suma, como dissemos, o governo a concede aos veículos tendo como base os seus tempos de fabricação, e ainda de acordo com a tabela FIPE. De resto, para consultar essa data, basta que você tenha acesso ao Certificado de Registro do Veículo (CRV).
Em resumo, o CRV você o obterá no site do Detran do seu estado, em “Consulta a Veículos”. Logo após, basta apenas digitar o número da placa e do Renavam. Por fim, digite o seu CPF e confira todas as informações referentes ao seu veículo.
E para conferir mais detalhes sobre essa isenção do IPVA por estado, assista ao vídeo abaixo do canal “Fênix de Informação”. Nele você terá todos os detalhes dessa operação que, para muitos, configura-se como um verdadeiro alívio em tempos de crise econômica pós Covid.