IPVA 2022 será mais caro? Saiba por quê

Saiba o real motivo do IPVA subir tanto no próximo ano

Se os preços em 2021 estão pesados, se prepara que em 2022 eles podem piorar. Um exemplo disso, é o aumento do IPVA, o imposto terá reajuste em 2022. Para que você entenda melhor, o Valor Diário hoje, sexta-feira 29/10, preparou esse artigo para tirar as suas dúvidas. Siga a leitura!

Por que o IPVA será mais caro?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é calculado de acordo com o preço do veículo na tabela FIPE do mês de setembro do ano anterior. Isto é, o cálculo de 2022 terá os parâmetros de preços que os carros tinham em 2021.

Antigamente, a tendência era que o imposto reduzisse com o passar do tempo devido a desvalorização do automóvel. Contudo, com o setor de seminovos em aquecimento motivado pela crise dos semicondutores, as fábricas estão diminuindo a produção de carros novos, e os seminovos sendo valorizados, consequentemente, ficando mais caros.

IPVA 2022
IPVA 2022 será mais caro? Saiba por quê. Foto: Pexels

Como é o cálculo para o IPVA 2022

A alíquota do IPVA em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, é de 4%, já em outros estados pode chegar até 6%. Ou seja, para ter uma média de quanto será o IPVA 2022, pegue o preço do veículo em setembro de 2021, consultando na tabela FIPE, e calcule 4% do valor total deste carro.
Esse será o preço do seu IPVA em 2022 (baseado na alíquota de SP).

Por exemplo: Se o modelo do seu carro custava em setembro/21 o preço de R$50 mil, o valor do seu IPVA será de R$2 mil em 2022.

A porcentagem da alíquota permanecerá a mesma usada em 2021, para tentar equilibrar esse aumento nos preços. Ainda assim, o tributo ficará mais alto, consequentemente devido ao aumento dos preços dos carros.

Veja também: Quais Benefícios do Nubank Black (Cartão Ultravioleta)?

SUMIU O EMPRÉSTIMO NUBANK? Entenda de vez o que tem acontecido

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.