Uma dúvida muito comum nos últimos dias é o MEI auxílio emergencial em análise. O auxílio emergencial de 600 reais é pago a Trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) e autônomos, além de inscritos no CadÚnico do governo federal e da Bolsa família.
Alguns desses beneficiários já receberam a primeira parcela de 600 reais. Mas no caso do MEI auxílio emergencial em análise isso tem preocupado autônomos que solicitaram o auxílio, porém ainda não sabe se vão receber ou não esse valor.
MEI Auxílio Emergencial em análise

O governo anunciou este benefício aos profissionais autônomos. O valor de 600 reais será pago durante 3 meses. Desde o dia 7 de abril os profissionais autônomos, como o MEI poderiam solicitar o benefício.
Mas quando é feita a pesquisa na consulta do site a resposta é em análise. O que isso quer dizer? Será que vai demorar mais para o governo pagar o auxílio para esses profissionais?
Como saber se o Auxílio Emergencial foi liberado?
Se ainda não sabe como fazer a pesquisa e saber a sua situação sobre o pedido do auxílio, essa consulta deve ser feita pelo site da Caixa ou pelo aplicativo informando o número do CPF.
Ao acessar o site, clique na opção “acompanhe sua solicitação” e insira seus dados. Você deve informar o seu CPF.
Em seguida, clique na opção “não sou um robô” e em “continuar”. É necessário informar um código que é enviado para o seu celular. Depois basta digitar o código e clicar em “continuar”.
E então vai aparecer uma tela informando se o pedido foi liberado ou não. Para quem é MEI, muitos tem relado que a resposta está “em análise”. O que isso quer dizer?
O que significa a mensagem “Auxílio Emergencial em Análise”?
Isso quer dizer que as suas informações estão sendo conferidas pelo governo antes de fazer a liberação do benefício. Com tantos pedidos, é importante o governo fazer uma verificação de cada solicitação.
O prazo divulgado para validação é de até 5 dias úteis. Mas essa conferência de dados pode demorar.
De qualquer forma é preciso ter paciência e também aguardar as próximas notícias do governo sobre o auxílio emergencial. Lembre-se de seguir as regras para ter o auxílio aprovado.