Se você abriu um negócio próprio e optou por se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI), existem empréstimos direcionados que podem lhe ajudar a alavancar seu negócio. Isso porque, quem possui um CNPJ sai na frente na hora de solicitar um crédito junto aos bancos públicos que trabalham fomentando os micro e pequenos negócios. Inclusive, um empréstimo para MEI pode possuir características muito atraentes. Confira.
Leia ainda: BNDES microcrédito é opção de empréstimo para MEI

Qual a vantagem do empréstimo para MEI?
Se você pensou em taxa de juros reduzida, acertou. Essa é uma vantagem que o MEI pode ter caso ele comprove a aplicação de crédito em favor de sua empresa.
Além de taxas de juros que em geral ficam abaixo dos 3% ao mês, é possível conseguir até R$ 30 mil, carência de até 12 meses para começar a pagar e um prazo de 4 anos para quitar o empréstimo.
Como pedir um empréstimo?
Solicitar um empréstimo como microempreendedor individual é bem simples.
Instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), possuem ações de incentivo ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios.
Essas instituições são consideradas bancos de fomento ao microempreendedor.
Assim, através desses incentivos com empréstimos para MEI a juros baixos, você consegue:
- comprar matéria prima;
- aumentar sua linha de produção;
- realizar um investimento;
- ampliar seu capital de giro, ou até mesmo ;
- antecipar suas vendas.
No entanto, podem existir diferenças entre as taxas dos bancos. Por isso, pesquisar bem é muito importante para que você saiba tudo sobre as principais taxas e normas que cada banco tem a te oferecer.
Além disso, alguns bancos possuem uma linha de crédito específica, de acordo com o seu modelo de negócio.
Então, estar atento também a essas possibilidades pode te fazer aproveitar as menores taxas de juros e economizar bastante no final das contas.
Além disso, por conta da crise atual provocada pela pandemia do coronavírus, o governo tem criado linhas específicas, junto a esse bancos, para quem o microempreendedor individual (MEI) além de pequenas e médias empresas possa ter acesso a crédito em condições facilitadas.
O empreendedor deve procurar nos sites dessas instituições, as linhas voltadas ao microcrédito produtivo orientado e também linhas de empréstimo para quem é MEI, pequeno e médio empresário.
Quais Os Documentos Necessários?
Agora que você já percebeu as vantagens de fazer um empréstimo para MEI ajudar no crescimento do seu negócio, veja a lista com os documentos necessários:
- Documentação padrão: cada banco tem sua própria lista de documentos, no entanto, na maioria deles você vai precisar de: RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado do MEI.
- Plano de Investimento: esse é um plano que diz a razão do empréstimo e a forma com pretende investir o dinheiro, ou seja, de que forma pretende aplicar ao seu negócio.
- Comprovante de renda: esse é um ponto bem importante, afinal, apesar de você ser um Microempreendedor Individual, precisa atestar a estabilidade do seu negócio para que o credor consiga verificar sua capacidade de pagamento, e assim, libere o crédito para você.
Outras opções de crédito para MEI
Além do empréstimo, os bancos disponibilizam uma outra modalidade de crédito, chamada de Microcrédito.
Nesta modalidade, os valores são menores do que o empréstimo tradicional e o custo das transações é mais baixo.
Assim, empresários de pequeno porte, tanto formais quanto informais, podem ser contemplados pelo crédito.
Para isso, basta acessar a lista de agentes realizadores disponível no site do BNDES e aguardar a visita do avaliador que vai fazer a análise para liberação de crédito.
Portanto, com essas condições, é possível expandir seu negócio com um empréstimo ou um Microcrédito.
Mas é muito importante que você faça uma análise para verificar se realmente precisa desse empréstimo.
O crédito deve ser utilizado única e exclusivamente para a melhoria, expansão e crescimento do seu negócio.
Afinal, o empréstimo para microempreendedor deve ser focado em projetos e metas para sua empresa.
Leia ainda:Ministro da Economia prevê “milhões de novos empregos” com menos encargos trabalhistas