MEI: plataformas permitem conquistar muitos clientes e um ótimo faturamento; conheça
Abrir um MEI e começar um negócio é um grande desafio. O empreendedor deve estar preparado para enfrentar um mercado competitivo e a eventual falta de recursos para investir no crescimento da empresa.
Contudo, alguns atalhos podem ser muito úteis e ajudar no desenvolvimento do MEI, principalmente na hora conquistar clientes.
Existem algumas plataformas que fazem a ponte entre os potenciais clientes e as empresas, facilitando o fechamento de negócios.
Assim, para quem é MEI e não tem tantos recursos para investir em marketing e na prospecção de clientes, essa pode ser uma boa opção para fechar serviços e faturar alto. Saiba mais a respeito dessas empresas.
Leia ainda: Segunda parcela do 13º de aposentados começa em 25 de maio
MEI pode faturar alto com ajuda de plataformas
São várias as plataformas onde o MEI pode se cadastrar e oferecer seus serviços. Uma grande vantagem é que o processo é bem simples, rápido e no mesmo dia já é possível arrumar alguns serviços.
As plataformas fazem uma conexão entre pessoas que estão em busca de contratar serviços e profissionais e empresas.
Graças a um enorme cadastro de clientes e um marketing bastante eficiente, o microempreendedor pode ter acesso a centenas ou até milhares de propostas dentro do seu segmento de trabalho.
Assim, com dedicação e planejamento, é possível fazer conseguir um bom faturamento e lucros significativos.
Principais plataformas que o MEI pode se cadastrar
Get Ninja
Essa plataforma recebe mais de 200 mil pedidos de serviços todos os meses e já possibilitou mais de R$ 450 milhões de reais em pagamentos.
Os profissionais procurados são de diversas áreas, tais como:
- professores,
- mecânicos,
- consultores,
- designers,
- pedreiros,
- eletricistas,
- encanadores,
- psicólogos e diversos outros.
Além disso, por meio de um aplicativo, disponível para baixar nas lojas Google Play e App Store, o MEI pode cadastrar seus serviços e receber as propostas diretamente pelo celular.
A GetNinja não cobra nada pelo cadastro, e em seguida os profissionais e empresas inscritos na plataforma passam a ser comunicados de clientes em busca de serviços.
Contudo, para ter acesso as informações dos clientes que interessarem, será necessário pagar com o uso de moedas que são compradas na GetNinja.
Para se cadastrar, basta acessar o site, clicando no link.
Workana
Essa é uma plataforma muito procurada por pessoas em busca de serviços de: criação de sites, logotipos, redação publicitária, marketing digital, produção de aplicativos, edição de vídeos, serviços de tecnologia etc.
Portanto, para o MEI que atua em algum desses segmentos, a Workana é uma boa opção de conseguir serviços.
A plataforma não cobra nada pelo cadastro e em poucos minutos o microempreendedor já começa a receber propostas em seu e-mail.
Entretanto, a Workana oferece alguns planos pagos que dão direito a benefícios extras, como aparecer para mais pessoas e também ter acesso a mais ofertas.
Além disso, o MEI terá que pagar uma comissão pelos serviços que vender através da plataforma, que é de 20%.
Apesar dos custos, as chances de conseguir vender serviços por essa plataforma são muito boas, já que há uma grande quantidade de clientes cadastrados e uma procura ampla de serviços.
Todas as negociações são feitas dentro da Workana, inclusive os pagamentos, mas essa é uma forma segura de executar os serviços e de ter a garantia do pagamento.
O MEI que desejar se cadastrar e começar a ofertar seus serviços, basta acessar o site.
Crafty
O Crafty é uma ferramenta completamente gratuita que ajuda o prestador de serviços a encontrar clientes.
Nesta plataforma o profissional ou um MEI, é contratado diretamente por contratantes interessados nos serviços e a negociação é feita diretamente com eles, sem qualquer interferência.
É possível oferecer diversos serviços como: podologia, chaveiro, elétrica, cozinha e fotografia, entre muitos outros.
O cadastro é feito através de um aplicativo, disponível no Google Play e no App Store. Mas após baixar, o MEI deverá enviar uns documentos solicitados e em seguida passará a receber as solicitações de serviços diretamente no aplicativo.
Elaborar um portfólio
É muito importante que o microempreendedor prepare um portfólio com seus serviços, o que pode ser feito em sites gratuitos, como o Canva ou Behance.
Dessa forma, assim que estiver negociando com os clientes, poderá causar uma boa impressão apresentando seus serviços de forma profissional.
Separar um horário para enviar propostas
Ao se cadastrar em qualquer uma dessas plataformas, será muito importante ter uma boa disciplina para separar as melhores oportunidades e negociar com os clientes.
Assim, o recomendável é que se separe um horário no dia para poder dar atenção a esse trabalho e aproveitar o máximo do que as plataformas podem oferecer.
Serviços em alta que o MEI pode aproveitar
Alguns serviços estão em franco crescimento e podem ser boas ideias de negócios para quem está pensando em empreender, tais como:
- Web design
- Produção de animações
- Produção edição de vídeos
- Consultoria em Marketing Digital
- Criação de sites
- Gestão de redes sociais
- Criação de aplicativos e softwares
- Consultoria em tecnologia
- Redação de matérias
Esses serviços são bastante demandados em todas as plataformas e exigem muito pouco investimento para se começar a trabalhar e ganhar dinheiro.
MEI pode se qualificar gratuitamente e passar a oferecer serviços
Mesmo para quem ainda não possui conhecimentos necessários para abrir um MEI, começar a prestar serviços e ganhar dinheiro nessas plataformas, é possível se qualificar gratuitamente.
Algumas instituições oferecem a oportunidade de qualificação através de cursos on-line em diversas áreas, e também oferecem certificados.
Assim, é possível aprender marketing digital, programação e desenvolvimento de softwares, design, gestão empresarial e financeiras, e muitos outros.
Principais instituições de ensino
- Sebrae Cursos on-line
- Fundação Bradesco
- FGV On-line
- Endeavor
Todas essas instituições têm grande credibilidade no mercado e seus cursos são reconhecidos pela qualidade.
Dessa forma, a pessoa poderá se qualificar, abrir um MEI e aproveitar boas oportunidades de negócios, além de ter o apoio das plataformas para começar a ganhar dinheiro.
Leia ainda: MEI poderá financiar carro zero quilômetro em condições especiais; entenda