O Banco Santander promete facilitar a vida de microempreendedores (MEI) que desejam dar o pontapé em seus projetos ou escalar seus negócios. Num momento de dificuldade econômica, onde há poucas vagas de trabalho, empreender pode ser uma boa opção. Veja agora como conseguir crédito com um micro empréstimo para MEI no Santander.
Leia ainda:Quem tem conta na Caixa recebe quando o Auxílio Emergencial? Veja o calendário
Como o MEI pode solicitar um empréstimo no banco Santander
Solicitar um Microcrédito Prospera é muito simples. Basta que o MEI entre em contato com o Banco Santander e solicite a visita de um Agente Prospera. Então, ele irá ao local para uma visita.
Em seguida, algumas condições podem ser estipuladas e, caso o cliente concorde, ficará a cargo do Agente Prospera viabilizar toda a documentação necessária para a concessão do empréstimo. Desse modo, não fica nenhum ônus para o cliente, além do pagamento das parcelas do empréstimo.
Vale lembrar que, em caso de outras linhas de crédito, o cliente pode entrar em contato com o gerente da sua conta para solicitar o crédito.
Ou ainda, caso tenha limite de empréstimo pré-aprovado, é possível solicitar também via internet banking ou aplicativo. O que promete dar ainda mais conforto e segurança.
O Empréstimo do Santander atende a quem?
O Microcrédito Prospera está à disposição de microempreendedores e autônomos em mais de 600 municípios do país.
Assim, se o cliente já possui um projeto para o qual precisa de recursos para implementação, pode entrar em contato com o Banco Santander. O atendimento pode ser tanto via telefone, quanto através de uma visita de um “Agente Prospera”.
Dessa forma, como dito, na data agendada o Agente Prospera visita o estabelecimento onde está o seu negócio a fim de conhecer a realidade do MEI.
Em seguida, o agente auxilia o empreendedor a realizar um planejamento do crédito que traga os benefícios para o negócio, e por consequência, para a vida familiar do empreendedor bem como de toda a comunidade local.
Nessa visita também é determinada algumas condições para concessão do empréstimo tais como:
- montante,
- valor das parcelas,
- taxas e encargos,
- forma de pagamento, etc.
Portanto, ao concordar com as condições determinadas, o procedimento para liberação dos recursos é encaminhado pelo próprio agente.
Assim, o empreendedor não precisa se preocupar com nenhuma burocracia pois tudo é feito pelo agente.
Autônomos e Microempreendedores Individuais
Importante lembrar que alguns profissionais não podem ser classificados como MEI, como por exemplo:
- advogados,
- contadores,
- dentistas, entre outros e portanto atuam como autônomos.
A carga tributária para esses autônomos obedece a uma outra regra. O que em princípio é menos vantajosa do que o MEI.
O MEI recolhe apenas um determinado valor mensal para fins de previdência, mas para isso, não se pode ultrapassar um certo limite de faturamento.
Contudo a despeito das profissões da relação mencionada acima ficarem de fora, muitas profissões e atividades se enquadram neste perfil e podem se aproveitar das oportunidades de empréstimo para MEI do Santander.
Vantagens de ser MEI
Portanto, como se vê, existem muitas vantagens de se formalizar como Microempreendedor individual.
Dessa forma além de contribuir para a previdência pensando na aposentadoria e até nos casos de afastamento do trabalho por doença, por exemplo, também pode-se conseguir empréstimos em várias instituições financeiras com condições melhores do que as praticadas no mercado.
Objetivo do Microcrédito
No entanto, vale lembrar que o microcrédito tem por finalidade o crescimento do negócio. Por isso, se destina a :
- Fazer reformas ou ampliações no espaço de trabalho,
- Comprar ferramentas, equipamentos ou até máquinas para trabalhar, ou
- Usar como capital de giro.
Leia ainda: Mães adolescentes têm direito ao auxílio emergencial, confira