Chegando ao fim do ano, surge o sentimento de colocar as contas em dia e começar o ano novo com a vida financeira organizada. Pensando nisso, hoje 16/11, o Valor Diário irá sanar suas dúvidas sobre o fato de a dívida com o banco caduca. Entenda melhor!
Nome limpa sozinho?
Limpar o nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), é um grande desafio para a maioria dos brasileiros. Dessa forma, surge a pergunta: É possível limpar o nome depois de 5 anos no SPC? A resposta é sim! Despois desse tempo, a dívida com o banco caduca.
A dívida para de existir?
Vale lembrar que enquanto não for pago a dívida, e o seu nome permanecer no SPC, você irá ficar impossibilitado de solicitar algum tipo de crédito e fazer financiamentos.
No entanto, passados 5 anos, automaticamente o seu nome ficará limpo no SPC, porém, a dívida não some para sempre como algumas pessoas pensam. Ou seja, o nome do devedor será retirado do SPC, porém, ele irá ficar armazenado no banco de dados do Banco Central, sendo visível a todas as instituições financeiras.
Saiba as consequências de ter a dívida caducada
Pelo fato da dívida caducada não deixar de existir e ficar armazenada no Banco Central, as empresas que tenham interesse no seu histórico financeiro podem consultar o banco de dados e ter conhecimento, inclusive sobre as dívidas caducadas.
Isso pode impactar negativamente, caso você queria pedir um empréstimo ou criar um crediário em alguma loja, bem como, solicitar um cartão de crédito em algum banco. Isso ocorre porque as empresas credoras podem conferir suas informações financeiras e ter acesso ao seu histórico, para definir se você é um bom pagador ou não. Por isso, com uma dívida caducada as empresas podem acabar ficando inseguros em conceder os benefícios requeridos pelo cliente.
Por fim, é importante que você saiba que o banco pode continuar cobrando os juros da dívida caducada, devido aos juros acordados na época, em que foi gerado o contrato. Dessa forma, o ideal e recomendado, é que você quite todas as suas dívidas e não deixe a sua dívida caducar.
Veja também: Câmara Aprova Negociação De Dívidas Das Empresas Do Simples Nacional