O PIX vai acabar com o boleto bancário? Confira como está esse método de pagamento

Fazer os pagamentos em bancos ou casas lotéricas pode ficar no passado

Goiânia, segunda-feira, 30 de maio, por Willames Sales – O Pix é um dos meios de pagamentos mais utilizados pela população e facilita a rotina de transferências com um método rápido, fácil e descomplicado entre as instituições financeiras. O sistema é seguro e depende apenas do uso de uma chave para funcionar.

Entretanto, muitas pessoas se perguntam sobre o uso dos tradicionais boletos de pagamento e será que o Pix vai extinguir as faturas e se tornar uma forma nova para pagar as contas? Sendo assim, fazer os pagamentos em bancos ou casas lotéricas pode ficar no passado e, para saber, confira agora no Valor Diário.

Confira: carros elétricos tiveram aumento nas vendas, confira os valores e se vale a pena comprar

O Pix pode acabar com os boletos?

As vendas por e-commerce estão crescendo e as formas de pagar as compras acompanha essa evolução. Conforme o Banco Central, as vendas com Pix atingiram 64,4% em janeiro desse ano contra uma taxa de 16,9% quando o serviço foi criado em 2020.

O PIX vai acabar com o boleto bancário? Confira como está esse método de pagamento
O PIX vai acabar com o boleto bancário? Confira como está esse método de pagamento / Créditos de imagem pixabay

Com o ritmo do crescimento, algumas pessoas comentam sobre a possibilidade do Pix acabar com os boletos bancários. O Pix está no terceiro lugar, seguido do cartão de crédito e da fatura de pagamento e, assim, pode ultrapassar os métodos tradicionais.

Leia também: Brasil está entre os países que mais negociam criptomoedas: confira os detalhes

O comércio vai deixar de receber os boletos?

Especialistas em economia afirmam que o Pix não deve derrubar de vez os boletos bancários. Os analistas acreditam que essa tradicional forma de pagamento preenche um espaço no mercado e que muitos consumidores dependem dos documentos.

Contudo, a aceitação do Pix no comércio virtual pode atingir o patamar do boleto bancário e do cartão de crédito. Contanto, a ferramenta tem cerca de 120 milhões de chaves habilitadas no Brasil e oferece vantagens como a rapidez e custo baixo na adesão.

Devido às diferenças sociais do país, o boleto bancário pode estar longe de acabar. Então, a exclusão digital impede que muitas pessoas acessem o mundo virtual e, dessa forma, elas precisam manter a rotina de fazerem os seus pagamentos.

Portanto, conforme a matéria publicada por Gabriel Sérvio no portal Olhar Digital, em fevereiro de 2022, o Pix é seguro e não existem casos de golpes com o uso indevido das chaves dos correntistas. No entanto, mesmo que aconteçam casos de vazamento, a confiabilidade da ferramenta não impedirá o crescimento elevado para o produto do Banco Central.

Veja este vídeo, “PIX parcelado vai acabar com Boleto e cartão de crédito? Saiba dos R$ 8 bilhões perdidos nos Bancos”,  do canal, “1Bilhão Educação Financeira” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: como proteger meu dinheiro de golpes do Pix, saiba dicas essenciais para não ser uma vítima

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.