Uma das questões que tem preocupado a população brasileira e o mundo em decorrência da pandemia do coronavírus é a economia. Como que fica a economia global após a pandemia? Mas o que é economia global?
A economia global são os fluxos econômicos de todos os países e representam as atividades que são recorrentes do processo de globalização ou mundialização do capitalismo. Um exemplo prático é a valorização de uma moeda.
A expectativa era de que a atividade econômica mundial em 2020 crescesse de 2,7% a 3,6%. Mas após a pandemia esse crescimento não vai ocorrer, e sim encolher. Agora, a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê queda de 1% da economia global.
Características da economia global

Mas o que é economia global? Para entender o que é a economia global devemos prestar atenção às suas características:
- Setores como finanças, produção e comércio experimentaram o fenômeno da internacionalização por si mesmos.
- As empresas operam em diferentes territórios em todo o mundo. Atuando, dessa maneira, de maneira legal e controlada em qualquer país.
- Graças à evolução dos mercados internacionais e ao desenvolvimento econômico, as empresas se tornaram cada vez maiores. É o caso de grandes empresas multinacionais que proliferaram em vários setores econômicos.
- Nesse sentido, destaca-se também a melhoria exponencial das comunicações. E, relacionado a isso, o avanço incontrolável da Internet que nos permite estar conectados em qualquer lugar do planeta.
A China e os Estados Unidos, como também os países europeus ocupam papel importante no que se refere a economia global.
Assim, tudo o que a economia produz é medido pelo (Produto Interno Bruto) PIB . Quando a taxa de crescimento do PIB se torna negativa, a economia entra em recessão.
Por isso, a economia global leva em consideração alguns fatores como: PIB, oferta e procura, inflação e deflação, política fiscal, política comercial, mercados financeiros.
Qual a importância da economia global?
A economia global envolve o movimento de pessoas, consideradas recursos humanos e bens, o que fez as comunidades virem e virem em comunidades.
Infelizmente a economia mundial após crise da pandemia caminha para uma recessão econômica histórica e isso pode trazer serias consequências para o mundo, inclusive para o Brasil.
Após a crise, é necessário avançar em direção a uma nova ordem econômica que ajude mais a democracia do que a globalização.