Em tempos de crise, compreender o valor do dinheiro em nosso dia a dia tem ainda mais importância. Mas o que é educação financeira? Para conseguir poupar, investir e não se endividar, a educação financeira tem muita importância.
O que é educação financeira?

A educação financeira é a capacidade de qualquer pessoa, em qualquer idade, para entender como funciona o dinheiro e como ele afeta a poupança, e empréstimos de más decisões da nossa vida financeira.
Portanto, não se trata apenas de ter o conhecimento, mas também precisa ter a capacidade de usá-lo para enfrentar desafios financeiros, atingir seus objetivos e chegar onde precisa estar.
Leia mais: Planilha para economizar dinheiro: saiba usar sem medo!
Entendendo a educação financeira
Algumas palavras estão diretamente associadas sobre o que é educação financeira. Vamos falar sobre elas:
- Renda é a renda que recebemos de nosso trabalho, ou o dinheiro que investe em um depósito bancário, etc. A soma de todo o nosso lucro líquido é conhecida como renda disponível;
- A poupança faz parte de nossa rendimento disponível cada mês no dinheiro aplicado. A economia está intimamente relacionada à maneira como gastamos. Se gastarmos mais do que ganhamos, obviamente não economizaremos, então a melhor coisa que podemos fazer para economizar é “pagar a nós mesmos primeiro”, antes de pagar todas as contas de cada mês.
- Os custos são os compromissos que temos de enfrentar todos os meses para manter a nossa qualidade de vida. Entre as despesas, veremos que são essenciais, dispensáveis, extraordinárias e inesperadas. Aprender a classificar nossas despesas nessas categorias é essencial para economizar.
- Investimento faz parte dos nossos produtos de poupança que se metem em curto financeira, médio ou longo prazo.
- A dívida é quando devemos algo para alguém, banco, empresa. Para conseguir pagar muitos recorrem a (créditos, empréstimos e hipotecas consumo de empréstimos). O endividamento irresponsável nos leva a um beco sem saída, dívidas incobráveis, listas de inadimplência, expropriação do pouco que temos em nosso nome, exclusão e pobreza.
Colocar educação financeira em prática

Confira algumas dicas para colocar a educação financeira em dia:
- Seja claro sobre seus objetivos e defina uma estratégia para alcançá-los. Isso permitirá que planeje o tempo necessário e o uso que deve fazer do seu dinheiro. Se tiver um objetivo para visualizar, como pagar por uma viagem de férias, ficará mais motivado a economizar.
- Esteja ciente de sua renda e viva de acordo com eles. Todos gostaríamos de poder viver sem olhar para a conta atual e nos entregar, mas infelizmente não é possível. Não queira viver além de suas possibilidades ou terá dívidas que não poderá pagar.
- Aprenda a fazer orçamento . Em relação ao ponto anterior, e quando estiver ciente do dinheiro que tem, sente-se e estude qual é a melhor maneira de distribuí-lo para obter mais proveito dele.