O que é estagflação? Termo que ganhou destaque na economia mundial de 2022; saiba mais

Descubra como está a situação do Brasil frente à estagflação

Paulo Afonso, sexta-feira, 6 de maio, por Gabriele de Paula – Nos últimos dias, surgiram muitos debates a respeito da estagflação. Este é um assunto que vem sendo muito debatido, mas ainda gera dúvidas na população. O que, de fato, esse termo significa? É importante mencionar que esse termo possui uma forte relação com a economia e, consequentemente, com o bolso de todos os brasileiros.

Quando se fala em estagnação, a população possui um motivo a mais para se preocupar com as finanças e a economia. Isso porque ela pode se tornar a maior ameaça para a economia de um país. Por isso, hoje o Blog Valor Diário explica tudo sobre o que é a estagflação e como ela pode afetar a vida de todos os brasileiros.

O que é estagflação Termo que ganhou destaque na economia mundial de 2022; saiba mais - Reprodução Pixabay
O que é estagflação Termo que ganhou destaque na economia mundial de 2022; saiba mais – Reprodução Pixabay

Veja também: Você sabe quanto é o imposto de renda do prêmio do BBB? Descubra aqui

Em 2021 o Brasil passou por um forte recessão. Assim, a economia foi marcada por grandes saltos do IPCA, índice que mede a inflação, indicando os preços dos produtos ao consumidor final. Com isso, cresceu a dificuldade financeira dos brasileiros, em boa parte por conta do desemprego.

Aí é que surge o termo “estagflação“, a grande ameaça para a economia de qualquer país. Ela surgiu através da junção das palavras “estagnação” e “inflação”. Dessa forma, ela ocorre quando há uma recessão econômica, como a que ocorreu em 2021 no Brasil, unida ao aumento brutal do desemprego.

Além disso, ela também se caracteriza pela estagnação do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Ou seja, os conjuntos de bens e serviços produzidos pelo país não estão em desenvolvimento.

Você também pode gostar: BDR; entenda como investir no mercado exterior através da bolsa brasileira de forma simples e prática

Estagflação no Brasil

O brasileiro já pode sentir no bolso os efeitos da recessão no país. Além disso, o Brasil ainda se encontra em estado de alerta para a estagflação. Isso porque o desemprego cresceu em níveis records nos últimos meses e a inflação não pára de subir.

Esse problema foi causado, principalmente, pela pandeia da Covid-19, que apertou o freio da economia no país. Assim, fez com que milhares de brasileiros perdessem os seus postos de trabalho, mesmo com incentivo do governo.

Dessa forma, é claro o recuo econômico do país. E os brasileiros podem vivenciar essa realidade diariamente, uma vez que os principais produtos afetados foram os de utilidade básica, como os alimentos, por exemplo. Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube EW Brasil e saiba mais sobre a estagflação:

Leia a seguir: Bandeira verde: conta de luz ficará mais barata em maio; entenda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.