Com a crise da pandemia do novo coronavírus alguns termos vem sendo amplamente usados. Um deles é globalização econômica. O que é globalização econômica? E qual a relação com a economia?
O que é globalização econômica?

A globalização é um processo de interação e integração entre pessoas, empresas e governos de diferentes nações.
É um processo baseado no comércio e investimento internacionais, apoiado pelas tecnologias da informação.
Esse processo produz efeitos no meio ambiente, cultura, sistemas políticos, desenvolvimento e prosperidade econômica, bem como no bem-estar físico dos seres humanos que compõem as sociedades em todo o mundo.
Em que consiste a globalização?
Existem muitas concepções diferentes sobre a definição de globalização. No entanto, pode-se resumir que é um processo dinâmico que é composto por uma crescente interdependência entre os países do mundo.
Algo que acontece usando como meio, uma série de transformações globais. As fronteiras que anteriormente representavam tantas limitações são mais frequentemente menos relevantes.
- Considere quatro aspectos da globalização:
- Comércio exterior;
- Movimentos de capital;
- Migrações;
- Difusão de conhecimento (e tecnologia);
Entre as principais questões econômicas importantes no debate sobre a globalização estão:
- Se a pobreza e a desigualdade estão aumentando ou diminuindo.
- Se a integração da economia mundial é boa para o crescimento econômico.
- Se o sistema financeiro internacional é muito propenso a crises e se é necessário proibir ou regular os fluxos de capital.
- A injustiça do sistema comercial mundial e os fluxos insuficientes de assistência financeira.
- O papel do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Uma das críticas mais ferozes é se a globalização realmente está servindo para tornar o planeta inteiro mais rico e melhor.
O processo de internacionalização permitiu que países como China ou Índia crescessem rapidamente nos últimos anos, graças à sua capacidade de se adaptar a uma economia global, onde a redução de custos é a chave.
A globalização não é um fenômeno recente. Alguns analistas argumentam que a economia mundial foi tão globalizada há 100 anos como é hoje. Mas do ponto de vista estritamente econômico, a globalização é um dos pilares do crescimento do capitalismo como sistema financeiro dominante.