O que é um freelancer? Aprenda hoje os riscos de seguir essa carreira

Confira hoje os pontos fracos da carreira de freelancer e aprenda a lidar com eles

Recife, domingo, 17 de julho, por Guilherme Lopes — Você já pensou em se tornar um freelancer? Se a sua resposta foi sim, então conhecer os riscos dessa carreira é muito importante para não passar perrengue. Por isso esse artigo do Valor Diário é indispensável para que você não quebre a cara ao se tornar um profissional independente.

Ser um freelancer possui inúmeros pontos fortes, porém também existem os pontos fracos, e é importante estar ligado para não acabar passando sufoco. Por isso pegue um papel e uma caneta para anotar cada risco que você estará correndo ao se tornar um profissional independente, pois ter isso em mente é fundamental antes de migrar completamente para essa forma de trabalho.

Não deixe de conferir: Vale a pena ser um vendedor no Mercado livre? Descubra nesse artigo

O que é um freelancer?

Em primeiro lugar precisamos entender o que exatamente é um freelancer, basicamente a tradução desse termo é literalmente profissional independente. O nome é bem auto explicativo, basicamente esse tipo de profissional trabalha por conta própria sem possuir vinculo empregatício com seus clientes.

Existem muitos nichos no mundo do freelancer, então muitos tipos de profissionais estão migrando para essa forma de trabalho. Por exemplo, você pode ser um tradutor, um redator, um designer ou até mesmo um programador freelancer. Pois esse mercado é muito abrangente e possui diversas oportunidades, muitas empresas recorrem a esses profissionais para suprir suas demandas, o que pode ser uma coisa bem vantajosa tanto para empresa, quanto para o profissional independente.

O que é um freelancer? Aprenda hoje os riscos de seguir essa carreira. Fonte: Pixabay
O que é um freelancer? Aprenda hoje os riscos de seguir essa carreira. Fonte: Pixabay

Leia também: Inflação aumentar ainda mais? Confira altas recentes e o que dizem especialistas

Riscos da carreira de freelancer

Mas afinal, a carreira de freelancer é arriscada? Na verdade sim, a carreira de um profissional independente possui muitos riscos, e aprender a lidar com esses riscos é muito importante. Os principais riscos dessa carreira são: A falta de direitos trabalhistas e  a instabilidade dessa carreira.

Porém esses problemas podem ser resolvido com planejamento, tenha em mente que por tanto que você leve em conta que a carreira de freelancer de fato é instável. Porém bons profissionais nunca ficam sem serviço, esse mercado está repleto de oportunidades e por tanto que você trabalhe bem, você sempre encontrará uma porta aberta para você.

Conclusão

Se você deseja aprender mais a respeito desse tema, então não deixe de conferir o video a seguir do canal Nerds de negócios. Esse artigo foi escrito com base na matéria do blog Nubank, publicado em outubro de 2019.

Veja também: Metaverso: expectativa é que o mercado supere os US$2 trilhões até 2025

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.