Recife, quinta-feira, 21 de julho, por Guilherme Lopes — Você sabe o que é uma carteira de investimentos? Se a sua resposta foi não, então hoje te mostraremos o que são e como elas funcionam. Se você quer se tornar um grande investidor, então conhecer as carteiras de investimentos é fundamental, por isso esse artigo do Valor Diário é indispensável para você.
Então já separe um caderno e uma caneta para anotar cada informação que será apresentada nesse artigo. Pois esse é um tema muio importante, mas que muitas vezes acaba não recebendo toda a atenção que deveria receber. Tendo em vista que muitas pessoas mesmo investindo há muito tempo, não separam um tempo para entender o que é uma carteira de investimentos e como montar uma.
Leia também: Preço da gasolina caiu? Confira as quedas em diversos Estados
O que é uma carteira de investimento?
Antes de tudo, o que são as carteiras de investimentos e como elas funcionam? Basicamente as carteiras de investimentos são conjuntos de ativos de um investidor. A carteira de investimento é construída visando alcançara um objetivo específico.
Isso vai desde construir patrimonio a longo prazo, até conseguir uma renda passiva, cada carteira de investimento é construída visando atender um objetivo específico do investidor. Por isso conhecer o seu perfil de investidor, e entender qual seu objetivo com os investimentos é muito importante.

Tipos de carteiras de investimentos
Mas afinal, quais são os tipos de carteiras de investimentos? Basicamente existem 3 tipos de carteiras, são elas: carteira de investimento de renda fixa, carteira de investimento de renda variável, carteira de ações. Basicamente as carteiras de renda fixa tem como intuito proteger capital da inflação e a construção de patrimonio a longo prazo.
Já a carteira de renda variável tem como principal função a lucratividade, tendo em vista que quando comparada com a renda fixa, a renda variável é bem mais rentável, por isso para obter mais resultados. O recomendado é investir nessas carteiras, por fim temos a carteira de ações, que assim como a carteira anterior tem como objetivo a rentabilidade e o ganho de dividendos, porém essa carteira é composta apenas por ações.
Conclusão
Se você deseja aprender mais a respeito desse tema, então não deixe de conferir o video a seguir do canal O gestor do futuro. Esse artigo foi baseado na matéria do blog nubank, escrito em janeiro de 2020.
Confira mais: Fundos de investimentos multimercado: entenda o que é e como investir