Seabra, domingo, 29 de maio, por Cauê Martins — Em poucos anos o Pix ganhou espaço na população brasileira. Por ser uma forma de pagamento rápida, segura e gratuita. Assim, para ajudar ainda mais, surgiu o Pix parcelado.
Hoje, no Valor Diário, você irá saber como funciona e as principais vantagens que esse serviço oferece aos consumidores. Continue lendo e saiba mais desse meio de pagamento.
Veja: Com a Selic em alta, alguns CDBs têm rentabilidade superior a 1% ao mês; saiba como funciona
Como funciona o Pix parcelado?
Também chamado Pix garantido, essa funcionalidade tem a mesma ideia do cartão de crédito. Ou seja, a ideia é você receber à vista, enquanto, quem paga pode parcelar o valor. Então, com essa possibilidade não é necessário mais o uso do cartão de crédito.
Dessa forma, é bem interessante para os consumidores que possuem score baixo ou restrições no nome. A partir disso, por não ter um valor de juros definido pelo Banco Central, as empresas que já aderiram a esse serviço, adotou a sua própria taxa.
Empresas que utilizam o Pix parcelado

Nesse sentido, mesmo esse serviço sendo algo bem recente, alguns bancos e fintechs já estão utilizando essa modalidade em seus aplicativos. Agora, você vai conhecer quais são:
Santander
Um dos primeiros bancos a aderir a serviço, foi o Santander. Dessa forma, apareceu a funcionalidade como “Divide o Pix”, possibilitando parcelar em até 24 vezes. Com valor mínimo da parcela de 5 reais. Assim, a contratação do serviço é 100% digital, feita pelo aplicativo Santander.
Mercado Pago
Em seguida, o Mercado Pago, só é possível para quem já tem crédito pré-aprovada. Dessa forma, a instituição oferece parcelas mínimas de 15 reais. Com taxas de juros a partir de 2,5%, sendo possível dividir em até 12 vezes.
Picpay
Outra instituição que aderiu ao Pix parcelado, foi o Picpay. No caso, desta empresa o parcelamento só é possível com o uso da carteira digital.
Além disso, pode-se utilizar o limite de cartão de crédito para fazer um pix. Possibilitando aos usuários a facilidade de transferência, mesmo não tendo dinheiro em conta. Assim, os valores do Pix parcelado pode ser dividido em até 12 vezes e taxas mensais de 3,99%.
Quais são as vantagens do Pix parcelado?
Segundo a publicação feita em 13 de abril de 2022, por Giuliana Saringer no UOL, esse serviço pode se tornar uma boa opção em caso do consumidor adquirir um desconto utilizando o Pix. Ou seja, se o desconto que receber for maior que a taxa de juros, esse empréstimo irá fazer sentido.
Dessa forma, a calculadora é uma grande aliada nesse momento. Isso porque a melhor forma é pagar à vista, mas para quem não tem o valor disponível, o parcelamento pode fazer sentido como dito anteriormente.
Além disso, para empreendedores, lojistas e empresas, esse serviço irá ajudar na redução das tarifas cobradas pelas operadoras dos cartões e também a garantia do recebimento dos valores sem atrasos.
Por fim, confira o vídeo abaixo, feito pelo canal Três Por AI, como fazer todo o procedimento para realizar o Pix parcelado. Veja:
Leia também: sem crédito no mercado, consumidor procura por consórcios; saiba como funciona aqui