Os aplicativos podem ser uma ótima maneira de realizar diversos serviços online, auxiliando na rotina de muitos usuários. Por isso é que o Governo de São Paulo lançou o Poupatempo Digital um aplicativo que emite documentos no período da pandemia do conaravírus. Saiba como vai funcionar.
Poupatempo digital: o que é?

A aglomeração de pessoas é uma das medidas que o governo quer evitar. Mas alguns serviços importantes não podem parar. E então para evitar que os cidadãos se desloquem até um posto físico foi lançado um aplicativo que vai emitir documentos importantes para a população paulista.
O aplicativo Poupatempo Digital tem como objetivo emitir documentos considerados importantes. Nele, o consumidor pode realizar consultas a mais de 60 serviços públicos e mais de 40 serviços digitais.
Isso acaba facilitando a vida dos paulistas que não precisam se dirigir até um local físico para então conseguir os serviços.
Serviços que podem ser feitos através do aplicativo Poupatempo digital
Alguns serviços que podem ser feitos são os seguintes:
- emissão de boletos de 2ª via;
- serviços de documentação;
- certidões de atestado de antecedentes criminais e status e declaração de extravio de RG;
- serviços da CDHU
- solicitar segunda via;
- renovação ou CNH definitiva;
- consultar IPVA 2020 e muitas;
- consultar contas da Sabesp;
Além de diversos serviços, os alunos da rede estatual de ensino também podem utilizar o aplicativo para consultar a matrícula e o boletim escolar.
O governador João Doria sobre o lançamento do aplicativo disse o seguintes a imprensa:
“No momento do distanciamento social e das dificuldades que as pessoas encontram por conta da orientação de ficar em casa, a utilização do serviço digital facilita e poupa tempo. Agora, mais de 60 serviços são feitos integralmente, de forma rápida e gratuita, pelo celular. Você não precisa e não deve sair da sua casa”.
O Poupatempo Digital está disponível para Android 4.4 ou superior (play.google.com) e iOS 11 ou posterior (apps.apple.com).
Leia mais: Aluguel benefício social: como conseguir esse auxílio?