Belo Horizonte, segunda-feira, 18 de julho, por Saulo Teixeira Rosa – Em vários estados, o custo médio por litro de gasolina está em queda. O motivo das reduções tem a ver com a reinstituição do imposto sobre combustíveis, que já teve resultados nos postos.
Segundo levantamento da ValeCard e conferido pelo Blog Valor Diário, o preço médio da gasolina caiu 1,6%, ou R$ 0,12 o litro, entre sexta-feira, 24, e quinta-feira, 28. Houve confirmação de redução em 24 estados e na União Distrito. Os estados destoaram da regra foram os estados do Maranhão, onde os preços aumentaram 1,54%, e Paraíba, onde o preço da gasolina nos estabelecimentos permaneceu estável.
Leia também: Confira as 3 Habilidades que todo empreendedor precisa desenvolver
Diminuição de impostos sobre combustíveis
Em 24 de junho, a União Federal assinou um projeto de lei que reduz alguns impostos sobre a gasolina. O ICMS dos estados ficou restrito entre 17% e 18% enquanto o governo federal estava sendo eliminado. No entanto, governadores continuam a criticar a redução, citando uma perda no faturamento.
Conforme dados da ANP da semana passada, a redução dos impostos federais garantiu um desconto de R$0,69 por litro ou 9,3% no preço médio. Esse resultado demonstra que as quedas de preços estão se aproximando gradativamente.
Veja também: O que é um freelancer? Aprenda hoje os riscos de seguir essa carreira

Preço da gasolina reduzido por estado
De acordo com a Valecard, os seguintes estados tiveram as maiores quedas nos preços de gasolina: percentual para o Amapá; -6,5% para o Paraná; -6,5% em Santa Catarina; -3,1 por cento em São Paulo.
Entretanto, os demais estados, incluindo Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Bahia e Espírito Santo, tiveram quedas inferiores a 1%. Vale ressaltar que, apenas os estados de São Paulo e Goiás concordaram com o novo ICMS sobre a gasolina, de acordo com a lei que ordena um teto para o imposto.
Porém, desde que os governadores anunciaram suas decisões na segunda-feira, 27 de junho, as novas reduções ainda não influenciaram o estudo mais recente. Portanto, os estados com maiores reduções são:
- -7,1 por cento para o Amapá;
- -6,5% para o Paraná;
- -6,5% em Santa Catarina;
- -3,1 por cento em São Paulo.
Por fim, a gasolina é a grande vilã dos índices de inflação, resta saber se estas reduções vão contribuir no alívio da inflação. Contudo, se você gostou do conteúdo, considere assistir o vídeo do canal “Band Jornalismo” falando mais sobre a redução da gasolina. Em suma, é isto! Até a próxima!
Confira mais: O que são produtos digitais? Descubra como esses produtos funcionam