São Paulo, segunda-feira, 27 de junho, por Cristiane Luzio Rodrigues – preços dos imóveis se mantêm estáveis, conforme Índice FipeZAP+, com alta de 0,41% em maio. Este índice acompanha os preços de vendas de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras e pode lhe ajudar muito para saber como estão os preços no mercado, mensalmente.
Conforme levantamento de maio, o índice imobiliário está abaixo do IGP-M (0,52%) e, ainda, abaixo da prévia da inflação, medida pelo IPCA-15 (0,59%). Para saber mais sobre como funciona FipeZAP+ e as principais dicas antes de comprar sua casa, confira este artigo do Valor Diário até o final.
Leia também: Prioridades financeiras que todo mundo precisa ter

O que é FipeZAP+?
Em síntese, o Índice FipeZAP+ representa a média de preços de venda e locação de imóveis pelo país. Ele é calculado pela conhecida tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), tendo como referência anúncios de imóveis com publicação no ZAP Imóveis e em outros sites da internet.
Ainda mais, os anúncios que compõem a pesquisa se referem a imóveis de até 200 m² e fundamenta-se por uma base de dados de mais de 500 mil anúncios por mês. Desse modo, é uma importante base para saber qual média de preços de mercado dos imóveis.
Confira mais: Principal motivo para não empreendermos e ganharmos dinheiro
Como estão a média dos preços dos imóveis em 2022?
Entre janeiro e maio, o Índice FipeZAP+ para vendas de imóveis residenciais registrou um acumulado de alta de 2,49%. Dessa forma, a variação foi menor que a da inflação, que registrou IPCA de 4,91% até abril. Então, se pretende comprar seu imóvel, pode ser o momento de procurar e começar as negociações.
Sendo assim, conforme matéria do site Valor Invest, de junho de 2022, as principais capitais do país, com variações abaixo da inflação, foram as abaixo listadas. Utilize-as para ter uma base para os preços de algum imóvel que pretende adquirir:
- Curitiba: +1,71%;
- Goiânia: +1,44%;
- João Pessoa +1,44%;
- Recife: +1,26%;
- Florianópolis: +0,59%;
- Belo Horizonte +0,56%;
- Campo Grande +0,49%;
- Salvador +0,49%;
- Vitória +0,46%;
- Fortaleza +0,34%;
- São Paulo +0,31%;
- Rio de Janeiro +0,23%;
- Maceió +0,18%;
- Porto Alegre +0,18%.
Por fim, assista este vídeo para entender mais sobre Índice FipeZAP+: “O Principal Indicador de Preços de Imóveis do Brasil – FipeZAP”, do canal do ZAP do YouTube.
Você também vai gostar: Recebe um salário mínimo? Então confira o aumento previsto para 2023