Privatização da Eletrobras pode não impedir alta na conta de luz; veja o que dizem especialistas

O negócio visa melhorar o desempenho da empresa, mas ainda não há indicação de redução nas tarifas ao consumidor

Paraipaba, segunda-feira, 23 de maio, por Nonato Vieira ─ O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu esta semana o processo que regula a privatização da Eletrobras. O TCU aprovou a venda da estatal em um negócio de cerca de 67 bilhões de reais. Contudo, apesar do alto valor envolvido, não há expectativa de redução das tarifas de energia elétrica. Assim, veja aqui no Valor Diário os detalhes da operação, que ainda não está concluída.

Mesmo que tenha sido aprovada pelo TCU, a venda da empresa ainda vai enfrentar a oposição ao projeto. Com efeito, já existe a previsão de vários pedidos de liminares para suspender a operação. O motivo é que o projeto teve a aprovação, mas com muitas ressalvas e dúvidas por parte dos magistrados.

Leia também: Dividendos Banco do Brasil (BBAS3) serão de R$ 1,9 bi; confira detalhes sobre os pagamentos aqui

Com a privatização da Eletrobras o governo perde o controle acionário da empresa

O governo ainda pode interferir, mas apenas nas ações da empresa que envolvam assuntos estratégicos da nação. O recurso de golden share foi mantido, e é este dispositivo que permite a intervenção do governo na empresa após a conclusão do negócio.

De acordo com os especialistas, com a privatização da Eletrobras não vão acontecer grandes mudanças na empresa no curto prazo.

As mudanças só irão começar a ocorrer em um período mais longo, quando a companhia estiver operando segundo as normas do direito privado.

Privatização da Eletrobrás pode não impedir alta na conta de luz; veja o que dizem especialistas
Privatização da Eletrobrás pode não impedir alta na conta de luz; veja o que dizem especialistas

Inflação faz preço dos alimentos aumentarem mais de 15% em um ano

Sem redução nas tarifas

A privatização da Eletrobras não vai gerar nenhum benefício para o consumidor. Em outras palavras, nada de redução no valor da conta mensal de energia. Aliás, pode até haver aumento por conta das várias alterações para incluir jabutis no projeto inicial.

O jabuti é uma alteração feita pelos políticos, e significa geralmente o aumento de custo de um projeto. É um preço que a classe política costuma cobrar para aprovar uma lei. Logo, neste projeto de privatização da Eletrobras foram incluídos alguns.

Por fim, no site da CNNBrasil o leitor pode encontrar mais informações sobre o tema. Além disso, o canal parceiro Jovem Pan News publicou um vídeo que detalha bem o assunto, e que pode ser visto abaixo.

Casa Verde e Amarela; saiba quais são as regras do programa habitacional e quem pode participar; entenda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.