Quais são os motivos dos brasileiros estarem mais endividados do que nunca? Confira aqui

Saiba quais são os principais motivos do endividamento dos brasileiros

Paulo Afonso, domingo, 1 de maio, por Gabriele de Paula – 9 em cada 10 brasileiros estão endividados, revela pesquisa feita pela Serasa. Os dados são do Estudo do Endividamento 2021, uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com Opinion Box, todos os anos. Dessa forma, os números e respostas dos entrevistados não foram animadores. Eles indicaram que a vida financeira dos brasileiros foi significativamente afetada após a pandemia.

Mas o endividamento se tornou uma preocupação ainda maior para os brasileiros no período pós pandemia. Vários fatores tiveram influência para este resultado. Então, hoje, o Blog Valor Diário explica os motivos dos brasileiros estarem mais endividados do que nunca.

Veja também: Restituição do IR 2022: calendário oficial já está disponível; veja aqui quando receberá seu dinheiro

Endividados: quais são as causas?

Quais são os motivos dos brasileiros estarem mais endividados do que nunca Confira aqui - Reprodução Pixabay
Quais são os motivos dos brasileiros estarem mais endividados do que nunca Confira aqui – Reprodução Pixabay

Apesar de o desemprego ter caído em relação ao ano anterior, ainda continua sendo a principal causa das dívidas dos brasileiros. Isso porque muitas empresas conseguiram remanejar os seus colaboradores e mudar o planejamento. No entanto, muitas outras não conseguiram arcar com os custos e tiveram que diminuir o quadro de funcionários.

Muitos brasileiros afirmam ter vergonha do seu endividamento. Assim, passam a ver as consequências na sua própria saúde física e mental.

“Infelizmente, o endividamento ainda é uma vergonha para os brasileiros, mas na maioria das vezes os débitos se acumulam por fatores externos à vontade do inadimplente” diz Diogo Meister, Gerente do Serasa Limpa Nome. “Mas não pode ser motivo de vergonha uma dificuldade que no momento atinge mais de 62 milhões de cidadãos de um país com 14 milhões de desempregados”, complementa.

Você também pode gostar: Fundos multimercados para diversificar sua carteira de investimentos; confira aqui como escolher os mais lucrativos

As dívidas influenciam diretamente a vida pessoal do inadimplente

Ainda segundo as pesquisas realizadas em 2021 pela Serasa e a Opinion Box, os entrevistados sentem o reflexo da sua preocupação. Assim, muitos afirmaram ser afetados na vida social, concentração no trabalho, sono e até nas relações interpessoais. Confira a lista com as principais causa do endividamento dos brasileiros:

  • desemprego;
  • cobrança indevida;
  • “emprestar o nome” para outras pessoas comprarem;
  • Inflação e consequente encarecimento dos produtos e serviços;
  • dificuldade em manter as contas básicas de casa em dia.

O principal motivo de endividamento está relacionado ao cartão de crédito. Em seguida, vêm as lojas e contas básicas. No entanto, mais da metade das compras realizadas em cartão de crédito são  de produtos básicos, como alimentação. Portanto, entende-se que sobreviver no Brasil se tornou mais caro do que nunca.

Leia a seguir: Conta Internacional pelo App do Banco Inter: com Global Account será fácil usar cartão de débito em compras no exterior

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.