Franca, sexta-feira, 27 de maio de 2022 por Sheila Sabatini – A inflação alta vem corroendo em muito a renda dos brasileiros, e com isso muitos fazer uma mesma pergunta quando a inflação será controlada, será isso que tentaremos responder na matéria de hoje.
A página Valor Diário vai trazer para você hoje, de antemão, uma matéria falando quando a inflação irá ser controlada no Brasil, como isso vai acontecer e quanto tempo irá demorar; veja o que dizem os especialistas.
Leia também:Dinheiro esquecido: descubra se ainda dá tempo de sacar o seu dinheiro; confira

Inflação alta
A inflação no mundo todo está em alta algumas das principais causas para isso são a pandemia do Coronavírus e a atual guerra entre Rússia e Ucrânia. No Brasil a inflação acumulada nós últimos 12 meses já chegou há 12,20%, corroendo os salários dos trabalhadores.
Porém, a Inflação não deverá ser controlada em tão pouco tempo, pois são diversos fatores que contribuir para esse fenômeno. Com isso, o mundo inteiro sofre com alta dos preços, porém alguns sofre mais que outros. Países pobres ou em desenvolvimento como o Brasil, por exemplo, sapos mais afetados, do que países mais ricos.
Quando a inflação vai ser controlada?
Na tentativa de controle da Inflação Bancos Centrais em todo o mundo vem aumentado os seus juros. Porém, essa medida não surtiu efeitos como esperando, aqui no Brasil o Banco Central também aumento as taxas básicas de juros.
Mas ainda assim a Selic se manter em um patamar elevado e deverá ser manter assim até o final do ano. No acumulado de 12 meses a inflação atingiu 12,20% o maior desde 2003.
Sendo que, alimentos, bebidas e transporte foram os que mais tiveram altas. Os fatores pelo qual a inflação no mundo todo está em alta se remete a 2020.
Depois de alguns meses de paralisação por causa da pandemia, a demanda por produtos retornou com força. Estimulados por governos de vários países, dessa forma a produção mundial não consegue acompanhar a demanda.
Ainda houve a invasão russa ao território ucraniano e um novo Lockdown na China. Dessa forma, com a guerra no leste europeu commodities como trigo, petróleo e gás natural aumentaram de preços.
Esses produtos têm forte impactos na economia brasileira, a Rússia é a maior produtora de trigo, por exemplo. Como não dá pra saber até quando irá durar a guerra os preços dessas commodites deverão ficar altos por um bom tempo.
Além disso, riscos de novas ondas de covid pelo mundo, fazendo que haja novos Lockdown novamente. Dessa forma, os Estados Unidos já começaram a aumentar os seus juros, fazendo assim que o Brasil perca investimentos.
Pois, investidores estrangeiros preferem aplicar o seu dinheiro em economias mais maduras quando os juros sobem por lá. Com isso, o dólar voltar na subir em relação ao real, contribuído ainda mais com a inflação no país. Com o dólar alto produtos importados e o petróleo acaba aumentando de preço. Sendo assim, os preços de alimentos e combustíveis são o que mais impacta a população.
Veja também;Magazine Luíza (MGLU3) busca novas estratégias após queda de 50% em suas ações; confira
Medidas
O Banco Central elevou a taxa básica de juros 12,75%, porém ainda não foram sentidas.
Isso ocorre porque boa parte das pressões inflacionarias vem dos custos – da oferta – e está atrelada a questões externas. Há, entretanto, pressões de demanda e é possível que algum efeito das altas da Selic comecem a aparecer em breve. “Não dá para saber se o aumento dos juros terá a eficácia desejada ou não, mas no mundo todo isso funciona”,
Declarou José Júlio Senna, do Ibre-FGV.para a matéria do site Informoney do dia 14 de maio de 2022.
O valor maior do benefício do auxílio Brasil e a autorização para saques do FGTS, fazer a demanda por bens aumentarem. Na visão do especialista isso e o que da para fazer aumento dos juros, na espera da Inflação passar.
Por fim, no vídeo do canal CNN Brasil Bussines você pode ver mais sobre a expectativa sobre a Inflação pro próximos meses
Você também pode gostar:Desconto na conta de luz; entenda o que é o programa e se tem direito