Quando sai a primeira parcela do 13º salário? Saiba agora
Veja agora sobre décimo terceiro salário e quando será a liberação
Está precisando de uma graninha extra e você está esperando a primeira parcela do 13º salário? Hoje, dia 28 de outubro, o Valor Diário te apresenta algumas informações importantes sobre esse assunto. Dessa maneira, você conseguirá de forma muito mais fácil, lidar com seu planejamento financeiro. Confira agora!
Leia também: Saiba como obter o direito ao auxílio emergencial
13º Salário, um alívio para o final de ano
Saiba que não é exagero dizer que é uma ajuda no final do ano para muitos trabalhadores, que é o tão esperado 13º salário. Isso porque a crise que assolou o mundo com a pandemia nesses últimos meses, e tem deixado muita gente quase na miséria.
Segundo informações da CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas do Brasil, a 1ª parcela do benefício pode estar disponível para o trabalhador entre 1º fevereiro a 30 de novembro.
O valor da 1ª parcela será maior que o da 2ª, porque não são descontados os encargas trabalhistas, pensão alimentícia, descontos do INSS entre outros tributos.
Por mais que em tese, o valor total se divida em 50%, as parcelas nunca tem os valores iguais.
Além disso, a 2ª parcela do décimo terceiro tem data limite até dia 20 de dezembro para ser pago ao beneficiado. Porém, vale ressaltar que os encargos podem ser descontados nessa parcela.
Abono para os aposentados
O INSS já pagou a primeira parcela do 13º dos aposentados. Tanto que a data limite estipulada para 7 de julho de 2021, se cumpriu, totalizando 31 milhões de pessoas.
Neste montante estão os beneficiários que recebem por auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio por acidente e também por morte. Entretanto, quem recebe auxilio assistencial, não recebe o 13º salário.
Apesar da data limite ter sido estipulada em julho de 2021, o pagamento da primeira parcela do abono para aposentados, aconteceu em maio de 2021. Lembrando que, o pagamento feito foi de apenas 50% do total do benefício.
Os aposentados com idade de 65 anos são isentos do imposto de renda, isso se, o abono não superar o valor total de R$ 3.807,96, caso contrário, será cobrado o IR.
No entanto, para quem tem até 64 anos, deverá pagar o imposto de renda caso o seu benefício ultrapasse o valor de R$ 1.903,98.
Existem outras situações as quais a pessoa tem o direito de receber o 13º salário, como por exemplo, demissão por justa causa. Outra opção é, portanto, solicitar o adiantamento do benefício juntamente com o pagamento das férias.
Leia agora: Entenda planejamento financeiro de forma simples e fácil