Restituição de dinheiro na conta de luz; descubra como recuperar valor cobrado indevidamente nos últimos 60 meses

Saiba como reaver os valores pagos indevidamente dos últimos 60 meses

Paulo Afonso, terça-feira, 3 de maio, por Gabriele de Paula — A conta de luz do brasileiro tem se tornado cada vez mais cara. No entanto, é possível reaver valores das contas pagas nos últimos 60 meses. Isso acontece porque na conta de luz é pago o valor do ICMS.

Em primeiro lugar, não há nada de errado na cobrança do ICMS. Isso porque a Constituição traz o entendimento de que o “produto energia elétrica” é uma mercadoria. Sendo assim, deve haver o recolhimento do ICMS sobre o consumo de cada lar. Por outro lado, não pode haver o cálculo do ICMS incluindo as taxas cobradas pela fornecedora de energia. Por isso, hoje o Blog Valor Diário explica como identificar essas taxas e o que fazer para pedir o ressarcimento dos valores pagos a mais na conta de energia elétrica.

Restituição de dinheiro na conta de luz; descubra como recuperar valor cobrado indevidamente nos últimos 60 meses - Reprodução Canva
Restituição de dinheiro na conta de luz; descubra como recuperar valor cobrado indevidamente nos últimos 60 meses – Reprodução Canva

Veja também: Golpe milionário de NFT no Brasil; saiba tudo sobre o golpe do Hack do Bored Ape e como se proteger

Cobranças indevidas na conta de luz

É comum o brasileiro pegar a sua conta de luz e se atentar apenas ao valor final do boleto. No entanto, é muito importante observar qual foi o real valor gasto e as taxas que estão sendo pagas.

Todo boleto de energia possui a cobrança do ICMS, uma vez que é entendida como uma mercadoria. Porém, existe a cobrança de duas tarifas específicas. São elas: TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão) e TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição).

O ICMS não pode ser cobrado incluindo os valores dessas tarifas. Assim, é importante saber identificá-las no boleto de cobrança. Cada fornecedora de energia pode descrevê-las de forma diferente. Confira as descrições das taxas que podem aparecer na sua conta de luz:

  • TUST;
  • TUSD;
  • Transmissão;
  • Distribuição;
  • Uso do Sistema de Transmissão;
  • Uso do Sistema de Distribuição;
  • Serviços de Transmissão;
  • Serviços de Distribuição;
  • Encargos;
  • Encargos Setoriais;
  • demais Encargos.

Você também pode gostar: Como ganhar dinheiro na internet com o aplicativo Price Survey; saiba como

Como restituir o valor cobrado indevidamente?

No ano passado, o Senado aprovou o Projeto de Lei 1143/2021, que permite a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devolver integralmente os valores pagos a mais na conta de luz.

O consumidor pode reaver os valores pagos indevidos nos últimos 60 meses. Entretanto, precisará da ajuda de um advogado para recorrer judicialmente.

A maioria dos tribunais teve decisão favorável ao consumidor. Dessa forma, mesmo com os custos do advogado, pode valer muito a pena entrar com ação judicial. Além disso, os brasileiros precisam exercer o seu direito contra cobranças indevidas para diminuir a sua incidência.

Leia a seguir: Como ganhar dinheiro na internet com o aplicativo Noon; confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.