O novo Auxílio Brasil veio para substituir o Bolsa Família. Além disso, o programa teve a sua primeira parcela paga no último mês de novembro. Nesse caso, durante o ano de 2019 os beneficiários do Bolsa Família receberam o 13º Salário. No entanto, ainda não se sabe se ele será ofertado agora com o novo programa do Auxílio Brasil. Por isso, entenda mais detalhes hoje 12/12, aqui no Valor Diário, e veja como será o 13º Salário do Auxílio Brasil.
Como ficará com o fim do Bolsa Família
Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro sancionou através da Medida Provisória 898, o pagamento do 13° salário para todos os beneficiários do Bolsa Família. Entretanto, essa MP só deixava claro que o valor seria pago apenas naquele ano. Isso ocorreu devido a uma promessa feita durante as eleições presidenciais.
Assim, pelo fato de todas as questões econômicas que acometeram o mundo em 2020, e segundo o presidente, por uma incompetência do Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o 13° salário para o Bolsa Família não foi ofertado no ano passado.
Com isso, neste ano com a extinção do Bolsa Família, ainda restam dúvidas se essa bonificação será distribuída.

O que foi dito pelo Governo Federal
O governo relata que no momento há grande dificuldade de estabilização financeira, com os gastos próximos ao teto. Dessa forma, talvez não haja recursos para distribuir o 13° Salário, e que ainda não sabe se será um benefício deste programa.
Além disso, o presidente ainda não se pronunciou, visto que essa bonificação era uma promessa de sua campanha, cumprida em 2019, tendo sido reforçada a importância em 2020.
Uma luz no fim do túnel
Neste caso, se a PEC dos Precatórios for aprovada pelo Congresso Nacional, o benefício irá saltar de R$217 para R$400,00. Assim, seria possível rever a questão do 13° salário para o mês de dezembro.
Quem vai receber?
Em primeiro momento, o auxílio está sendo ofertado a todos os ex-beneficiários do Bolsa Família, isto é, que possuam um cadastro atualizado no CadÚnico, e que ainda cumpram as exigências de renda e composição familiar.
Dessa forma, quem se interessar em receber o auxílio, deve possuir o cadastro atualizado de sua família há pelo menos 2 anos no CadÚnico.
Leia também: Veja como solicitar o Auxílio Brasil.