Taxa Selic: o que é e como impacta a vida dos brasileiros?
Taxa Selic. Ela faz parte do nosso dia a dia e tem muita importância sobre as circunstância econômicas que os brasileiros vivem. Saber o que é e como impacta a economia é crucial para ter uma vida financeira equilibrada, além de estar atento as notícias economicamente.
O que é a Taxa Selic?

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. E para entender a sua importância saiba que a Taxa Selic afeta muito a sua vida financeira.
Normalmente podemos ouvir notícias que a Taxa Selic aumentou ou que diminuiu. Mas o que isso quer dizer? Primeiro ela é um dos principais indicadores do mercado financeiro no Brasil. Tanto para quem investe, quanto para quem compra.
Como a Taxa Selic impacta a vida dos brasileiros?
A cada 45 dias, a Taxa Selic vira notícia em todo o Brasil. E quem decide o seu percentual é o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Agora em maio ela ficou em 3%.
Mas o que isso quer dizer? É que ela vai influenciar todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras.
Por isso, tem uma importância econômica porque é uma ferramenta para controlar a inflação do país. Além de impactar os juros praticados na economia, ela também é um dos principais indicadores dos investimentos em renda fixa.
De forma resumida:
Se a Taxa Selic diminui:
- O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a abaixar as taxas de juros;
- A inflação tende a subir.
Se a Taxa Selic aumenta:
- Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação;
- Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.
Dessa forma, ela é um parâmetro para muitos investimentos.