Vale mais a pena alugar ou comprar uma casa? Descubra hoje

Conheça as vantagens de cada uma das alternativas

Recife, sábado, 30 de abril, por Guilherme Lopes — Se você já pensou em morar sozinho com certeza já se perguntou se vale mais a pena alugar ou comprar uma casa, então hoje, te daremos a resposta. Aqui no Valor Diário você conhecera as vantagens e desvantagens de cada uma das alternativas.

Se você não consegue se decidir e se sente perdido quando pensa em morar sozinho, então esse artigo foi feito especialmente para você. Por isso pegue um caderno e uma caneta para anotar cada dica desse artigo.

Leia também: Veja quais são as profissões que aposentam mais cedo

Alugar ou comprar casa?

Em primeiro lugar é importante ressaltar que não existe uma resposta que se aplique a todo mundo, cada pessoa é diferente. Então é importante analisar qual  é a sua realidade financeira, quais são os seus objetivos e se você tem família ou não.

Vamos começar pelo aluguel, alugar uma casa possui muitas vantagens, e a principal dessas vantagens é que comparado a parcela do financiamento de uma casa o valor do aluguel é muito menor. A segunda vantagem é que a possibilidade de se mudar é  com certeza muito maior e bem mais simples do que quando a casa pertence a você.

Agora entrando na opção de comprar o imóvel, a primeira vantagem é que é possível transformar essa casa em uma renda passiva, então se você quiser por essa casa para aluguel e morar em outro imóvel, isso é perfeitamente possível. A segunda vantagem é a liberdade, pois ao ter  o imóvel no seu nome qualquer reforma não exige autorização de terceiros. 

Vale mais a pena alugar ou comprar uma casa? Descubra hoje. Fonte: banco de imagens gratuitas pixabay
Vale mais a pena alugar ou comprar uma casa? Descubra hoje. Fonte: banco de imagens gratuitas pixabay

Não deixe de ler: Trabalhar 6h por dia é mais produtivo do que 8h: especialistas comprovam isso

Se você não viaja muito, ou possui filhos comprar uma casa pode ser uma ideia melhor, então na hora de tomar uma decisão, é muito importante estar atento a esses detalhes. Outro detalhe muito importante é a sua realidade financeira. É importante analisar quanto dinheiro pode dedicar a esse custo sem que isso comprometa seu orçamento então tire um tempo para calcular.

Conclusão

não existe uma resposta universal para essa pergunta, e se você continua confuso, então não deixe de assistir o video a seguir do canal ‘BTG pactual’. Esse artigo  teve como base a matéria do blog invest view em junho de 2021 por Karina Trevazina.

Leia depois: Como a oscilação do dólar afeta os investimentos? Saiba o que analisar antes de investir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.