Veja como consultar o seu número de PIS

Aprenda o jeito mais fácil de obter o seu número de PIS para te auxiliar na hora de receber o benefício!

O NIS/PIS é o Número de Identificação Social — é um número de cadastro feito pela Caixa Econômica Federal que assegura vários benefícios aos trabalhadores. No entanto, você sabe como consultar o seu? Por isso hoje 06/11, aqui no Valor diário vamos te ensinar a como consultar o seu número do PIS.

Como saber se eu tenho PIS?

De acordo com a legislação vigente, devem cadastrar-se no PIS:

  • O trabalhador: vinculado à empresa, cooperativa ou empregador pessoa física;
  • Os beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo Gestor do Programa);
  • O diretor não-empregado quando optante pelo FGTS;
  • Os beneficiários de Políticas Públicas (cadastrados pela SRTE, MS e MEC).

Além disso, para aqueles que são trabalhadores, esse número é utilizado para identificar o recolhimento e recebimento do FGTS, Seguro-Desemprego e Abono Salarial no decorrer do ato da aposentadoria.

Qual a diferença entre PIS e NIS?

A princípio, uma inscrição no NIS é atribuída para a identificação de cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que passa a ter um vínculo empregatício, então a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se um PIS. Um PIS é um NIS com dado de vínculo empregatício.​

Como consultar o número de PIS
Veja como consultar o seu número de PIS. Foto: Pexels.

Consulta

É possível localizar o PIS na sua Carteira de Trabalho (é o número do PIS/PASEP). Essa informação é a primeira que está disponível no topo da página inicial (que tem a foto).

Nas versões antigas do documento impresso, geralmente, essa informação ia em um cartão anexo à carteira de trabalho. Mas se você perdeu, tem solução.

A Carteira de Trabalho, bem como a Previdência Social (CTPS) também pode ser feita e consultada pela internet. Isto é, usando os aplicativos oficiais para smartphones com Android ou iOS. Ou pelo link serviços do gov.br. Mas, antes de se fazer, é necessário cadastrar-se no portal gov.br.

O trabalhador com carteira assinada, também poderá consultar o PIS por meio do aplicativo Caixa Trabalhador. Isto é, no site da Caixa Econômica Federal ou ligar para o telefone 0800 726 0207.

Veja também: Entenda Planejamento Financeiro De Forma Simples E Fácil.

Quem tem direito ao PIS PASEP em 2022? Veja agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.