Recife, quinta-feira, 28 de abril, por Guilherme Lopes — Você sabe como funciona o seguro desemprego? Se sua resposta foi não, então precisa urgentemente conhecer. Aqui no Valor Diário você aprenderá como funciona esse programa, é muito importante tomar cuidado para não deixar de receber esse benefício.
Se você trabalha de carteira assinada é muito importante ler esse artigo até o final, lembre-se que conhecer os seus direitos é indispensável. Porém, mesmo se você não for um trabalhador de carteira assinada, mas sim o empregador, é muito importante conhecer o programa. Então pegue um caderno e uma caneta para anotar cada informação nesse artigo.
Não deixe de ler: Trabalhar 6h por dia é mais produtivo do que 8h: especialistas comprovam isso
O que é o seguro desemprego?
Esse programa é um direito de todo trabalhador brasileiro, esse direito é previsto na Constituição Federal. Quem efetua o pagamento desse direito ao funcionário é o banco Caixa, mas quem possui direito a esse benefício? Se você se enquadra em alguma das alternativas a seguir, então você tem direito.
O primeiro tipo de pessoa que pode receber esse auxílio são os trabalhadores resgatados de situação de escravidão. O segundo tipo de pessoas que tem direito a receber esse auxílio é o Pescador profissional durante o período do defeso. O terceiro tipo de profissional são os tralhadores formais com contrato de trabalho suspenso, em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional, oferecido pelo empregador.

O último tipo de profissional que tem direito a receber o seguro desemprego é o trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta. Então, se você se encaixa em alguma dessas categorias você tem direito ao seguro desemprego.
Leia também: Veja quais são as profissões que aposentam mais cedo
Como funciona o programa?
Mas afinal como esse programa funciona? É muito simples, você recebe entre 3 a 5 parcelas, para definir o preço das parcelas é feito um cálculo. O que define a quantidade de parcelas é o tempo que você passou no trabalho antes de ser demitido, então quanto mais tempo mais parcelas. Vale ressaltar que na primeira vez solicitando esse auxilio é necessário no mínimo 1 ano no emprego.
Conclusão
Conhecer os seus direitos é algo muito importante, por isso se você quer aprender mais sobre esse programa, então não deixe de assistir o video a seguir do canal Hardy de Mello. Tomamos como base para esse artigo foi a matéria do blog Nubank publicado em abril de 2020.