Recife, sexta-feira, 8 de julho, por Guilherme Lopes — Você provavelmente possui um cartão de crédito. Porém, você sabe utilizar esse cartão da maneira correta? Confira hoje aqui no Valor Diário como parar de se auto sabotar e se afundar em dívidas.
Os cartões podem ser poderosos aliados, porém podem se tornar fontes de dívidas impagáveis, tudo depende de quem os usa. Por isso se você não quer encher de dívida atoa, e ficar com o nome sujo. Então esse artigo é muito importante para você, pois hoje você entenderá como transformar o seu cartão de crédito em um aliado, ao invés de um inimigo.
Leia também: B3 (B3SA3) pagará R$ 773 milhões em dividendos e JCP; confira valores e datas
Vale a pena ter um cartão de crédito?
Em primeiro lugar, será mesmo que vale a pena ter um cartão de crédito? A resposta para isso é depende, para algumas pessoas vale a pena, já para outras pessoas não vale. Basicamente você precisa identificar quais são as suas necessidades, o que você precisa comprar para se manter e para seu conforto.
Para muitas pessoas os cartões são coisas essenciais, já para outras pessoas os cartões são apenas um meio de conseguir conforto. Coloque na balança com que frequência você compra coisas e as parcela, e se essas compras poderiam ou não serem realizados no debito, ou no dinheiro.

Como usar o cartão de crédito corretamente?
Mas afinal, como usar o cartão de crédito da forma certa? O primeiro passo é entender quando é a hora certa de comprar com o cartão. Muitas pessoas compram todos os dias com o cartão, realizando compras de 2 ou 3 reais, mas que por serem realizadas diariamente se tornam um problema.
Por isso busque usar o cartão somente quando necessário, e lembre também de evitar parcelar muito as suas compras. Evite se endividar por longos períodos, tenha em mente que hoje você pode ter um emprego, porém talvez dentro de 4 meses isso mude. Então quanto menos dividas você tiver a longo prazo, menos enrascado você estará, muitas vezes economizar e pagar a vista vale bem mais a pena do que parcelar a compra em várias vezes.
Conclusão
Se você deseja aprender mais a respeito desse tema, então não deixe de conferir o video a seguir do canal O primo rico. Esse artigo foi escrito com base na matéria do blog Pag seguro, publicado em setembro de 2020.
Não deixe de ler: Como funciona o cashback? Descubra hoje a origem desse programa