Como aproveitar melhor o tempo para alcançar suas metas? Confira

Como aproveitar melhor o tempo para alcançar suas metas? Confira. Reprodução do Canva

Existe um princípio, chamado de Princípio Pareto, de Richard Koch, que é fundamental para analisarmos a qualidade de nosso tempo. É sobre isso que falaremos no nosso post desta terça-feira, 19 de abril de 2022.

Como aproveitar melhor o tempo para alcançar suas metas?

Em 80% do tempo, você está usando somente 20% de suas roupas; 80% do trabalho em grupo é feito somente por 20% dos integrantes; 80% de um conteúdo de um livro está em 20% dele.

Esse princípio, chamado de 80/20, aparece em qualquer campo. Ele pode variar um pouco, indo para 70/30 ou até mesmo 90/10. Uma grande maioria dos efeitos vem de uma minoria das causas.

Em uma empresa, o que conta é 20% dos resultados e 80% do seu relacionamento com os membros da empresa. Em uma prova, apenas 20% da matéria cai como conteúdo. Isso acontece em diversas áreas de nossa vida, podendo ser aplicado em praticamente tudo.

Ainda, o tempo é o nosso recurso mais preciso. É uma mentira dizer que quanto mais tempo mais resultados. O correto seria observar a qualidade que se usa em seu tempo. Por isso, não adianta ser uma pessoa que “faz mais”, mas é necessário entregar mais resultados, colocando prioridades e sabendo aproveitar o tempo que se tem.

Precisamos analisar tudo aquilo que está ao nosso alcance e ver o que verdadeiramente é ou não é uma prioridade, traçar essa linha, analisando o que é ou não preciso para que jamais percamos de vista o essencial em relação aos nossos objetivos. Caso contrário, o tempo passará e gastaremos apenas de papo furado, de conversinhas, e deixaremos o essencial de lado.

Veja também: Como é a mentalidade de quem quer prosperar? Elon Musk, dá conselho simples; confira

Ainda: Como conseguir emprestado até R$ 1000 através do Empréstimo Caixa Tem; confira

Confira também: Saque Extraordinário do FGTS: tudo o que você precisa saber

Vinícius Lima Ribeiro Barbosa: Vinícius Lima é descendente de portugueses, espanhóis e sicilianos. O italiano é a sua segunda língua. Nascido em São Paulo, capital, mora em Laguna, Santa Catarina. Exerce a função de jornalista, como redator, desde 2017. Além disso, é empresário, ensaísta, revisor, tradutor, roteirista e publicitário. Tem interesse em tudo o que envolve Culturas, Educação, Literatura, Idiomas, Psicologia e Filosofia. Foi vencedor do EMPRETEC, da ONU, em 2021 e entende a vida intelectual como uma forma de ser, um estilo de vida.