Guabiruba, terça-feira, 19 de abril, por Tiago Kohler Fagundes– Em suma, ao pedir demissão, os colaboradores acabam perdendo alguns direitos que teriam em caso de terem sido demitidos sem que fosse por justa causa vinda da empresa, um exemplo disso é a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.
Portanto, no artigo de hoje, Valor Diário abordará mais sobre o tema. Dessa forma, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura aqui conosco porque preparamos um guia completo para te ajudar.
Não deixe de ler: Criptomoedas poderão estar sob custódia de bancos nos EUA; confira
Confira também: Como investir de forma inteligente? Investidor mais rico do mundo explica
Pedir demissão: Veja o que você vai ter direito de pedir para a empresa e o que não pode exigir perante a lei
Existem algumas formas que os cidadãos possuem de pedir demissão, neste caso, as mais comuns deles estão logo abaixo:
- aviso prévio trabalhado: sendo necessário que o cidadão trabalhe para a marca por ao menos 30 dias;
- prévio indenizado: neste caso, a empresa não exige que o mesmo continue trabalhando pelo tempo de 30 dias e ele já pode sair;
- aviso prévio cumprido em casa.
Em suma, no caso da demissão, a marca ainda terá que apagar alguns direitos como Saldo do salário (inclusive banco de horas e demais possibilidades);13º salário proporcional, Férias vencidas e proporcionais acrescidas de 1/3, Aviso prévio (caso seja cumprido pelo trabalhador).
No entanto, de acordo com o Jornal Contábeis na publicação de Ricardo Junior no mês de abril deste ano, a marca não precisa mais pagar a indenização trabalhista de 40% sobre o saldo do Fundo de garantia do tempo de Serviço e o saldo do FGTS ainda continua bloqueado. Outro aspecto é que não haverá a possibilidade de fazer a solicitação do valor do seguro desemprego. O seguro desemprego é pago somente em caso de demissão pela empresa sem que tenha sido por justa causa.
Além disso, o canal do Youtube que pertence a Adriana Cubas tem um vídeo que ensina sobre o passo a passo de como pedir demissão do trabalho. E não ser prejudicado quanto aos seus direitos: