Ações da Eletrobras (ELET3): com privatização, ativos começam em queda. Vender ou comprar?

Confira um análise dos papeis da Eltrobras neste momento

Belo Horizonte, quarta-feira, 15 de junho de 2022, por Edmar Oliveira — A semana começou agitada no mercado financeiro, com a venda das ações da Eletrobras pelo governo federal. Desse modo, após uma cerimônia formal, as ações começaram a ser negociadas nesta última terça-feira.

A venda de ações representa a privatização do controle da companhia, sendo que a União passa agora a ser acionista minoritário na Eletrobras. Portanto, o blogue Valor Diário tenta responder a grande questão: esta na hora de vender ou comprar ações da empresa?

Veja mais: 13° do INSS: veja quais serão os pagamentos de junho; confira calendário

O que é a Eletrobras?

Fundada em 1962 como empresa estatal, a Eletrobras figura como a maior empresa no setor elétrico. A companhia atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Possui capacidade de gerar um terço da energia consumida no Brasil.

Ações da Eletrobras (ELET3): com privatização, ativos começam em queda. Vender ou comprar? - Reprodução Pexels
Ações da Eletrobras (ELET3): com privatização, ativos começam em queda. Vender ou comprar? – Reprodução Pexels

Primeiramente, cabe citar que a empresa figurava como sendo de economia mista, sob controle do governo federal. Após intensa desvalorização até o ano de 2015, começou um processo de recuperação de valor na bolsa a partir de 2016. A venda de boa parte das ações retira do Estado brasileiro o controle sobre as políticas da empresa, gerando grande expectativa para o futuro.

É o momento de comprar ou vendar ações?

Após o processo de privatização concluído, ocorreu uma queda de 2% no valor das ações, conforme relata João Pedro Malar, em artigo para o portal CNN, publicado no dia 13 de junho de 2022. No entanto, este movimento pode ser considerado comum, devido ao processo de privatização.

Com uma notícia positiva para o mercado, o preço das ações tende a subir, reduzindo aos patamares anteriores com o passar dos dias. Portanto, o movimento de queda ocorre como uma acomodação devido ao momento de euforia dos investidores, que tende a puxar o preço para cima.

Veja mais: Relatório Focus; veja as projeções de altas da inflação e Selic e como pode afetar no bolso dos brasileiros

Finalmente, é preciso considerar também o cenário internacional, com alta inflação, risco de recessão nos Estados Unidos e a guerra da Ucrânia, que não mostra sinais de trégua. Nesse sentido, cabe ao investidor ficar cauteloso com as ações da Eletrobras neste momento.

Ao analisar de vale a pena investir ou vender suas ações da empresa, é preciso levar não apenas este cenário em consideração, mas também as eleições que se avizinham. Em suma, para saber mais, veja o canal Jornal da Record.

Veja mais: Golpe do iFood; entenda como acontece e as formas de recuperar seu dinheiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.