Aposentadoria privada: Saiba como funciona
Confira mais sobre a previdência privada e seus benefícios
Pensar no futuro desde já, é importante para se ter uma aposentadoria tranquila. Por isso, hoje 04/11, o Valor Diário reuniu algumas dicas sobre como funciona a aposentadoria privada e quais os cuidados é preciso ter ao escolher.
Saiba mais sobre a previdência privada
Esta modalidade pode ser compreendida como um investimento a longo prazo para se obter um retorno no futuro. A previdência privada se tornou muito utilizada pelos brasileiros por ser considerada uma renda extra depois da aposentadoria.
Embora as pessoas achem que para ter a previdência privada é preciso excluir a opção do INSS, isso não se aplica. Isso por que, é possível manter as duas opções no mesmo período, sendo estas complementares e não excludentes.
Como funciona?
A ideia principal dessa modalidade é que o cidadão adicione uma quantia constante ao longo da vida, para no futuro poder resgatar o valor que foi acumulado e mais os rendimentos.
Por outro lado, para fazer o cálculo da estimativa de quanto e por quanto tempo a pessoa deve pagar para obter o valor futuro desejado, o investidor deve aplicar os planos de previdência privada.
INSS e Previdência Privada: entenda as diferenças
A principal diferença entre as categorias consiste na forma que é feita a contribuição. No caso do INSS, o investidor deve contribuir com um valor mensal proporcional ao regime de trabalho e a renda.
Já no caso da previdência privada é um sistema mais flexível. Ou seja, o investidor consegue escolher qual plano mais o agrada. Dessa forma, pode optar pela quantidade que deseja aplicar de cada vez.
Além disso, a previdência publica exige um limite de idade e tempo de serviço pré-estabelecido para dar início ao pagamento do benefício, enquanto isso não se encontra na modalidade privada.
Saiba mais benefícios da previdência privada
Primeiramente, ao pedir o resgate do dinheiro, o investidor pode decidir se quer pegar tudo de uma vez ou converter o valor acumulado em uma renda mensal por um determinado tempo. Além disso, o beneficiário ainda pode escolher repassar o valor para a família em caso de morte, ou receber por invalidez em caso de acidente ou doenças.
Veja também: Saiba como receber o Auxílio Brasil