Belo Horizonte, sábado, 16 de julho, por Saulo Teixeira Rosa – Para começar a construir um legado agora, você deve entender como montar um portfólio de investimentos. Muitas pessoas sonham em viver na riqueza passiva, mas poucos estão dispostos a pagar o preço que ela exige. A análise do mercado financeiro e suas opções de investimento pode levar algum tempo, mas pode resultar em benefícios significativos no longo prazo.
É necessário ter um conhecimento básico de alguns conceitos financeiros para evitar perdas e garantir que seu dinheiro seja usado para fazer boas aquisições. Alguns exemplos incluem risco, retorno, diversificação e outros termos particulares relacionados a esse campo do conhecimento. O blog Valor Diário separou algumas dicas para você aprender a criar um portfólio diversificado e alcançar o sucesso por meio de investimentos!
Do que se trata uma carteira de investimentos?
Inicialmente, uma carteira de investimentos é um conjunto de ativos do mercado financeiro obtidos de acordo com o valor disponível para uso, o nível de risco aceito e o prazo máximo de retenção de papel. Entretanto, as atividades que você pode incluir em seu portfólio se dividem em duas categorias: salários fixos e variáveis.
No caso de renda fixa, você pode estimar com segurança o valor que será pago ao final do prazo, pois sabe exatamente qual será a indenização que receberá por sua compra. Ao escolher as opções de renda variável, você pode obter resultados superiores aos da renda fixa, mas também corre o risco de desvalorização e perda.
Conta de luz mais barata: veja se você está entre os beneficiários
O que é diversificar?
Além de entender o que é uma carteira de investimentos, um dos conceitos que sempre aparece em qualquer pesquisa sobre como construir uma carteira de sucesso é a diversificação. A ideia é que a compra de ativos não relacionadas ou menos relacionadas reduz o risco para a carteira e aumenta a quantidade de dinheiro recebida.
Mas como isso é possível? É melhor seguir um exemplo para entender bem. Imagine comprar ações de duas empresas do mesmo setor, talvez do setor agrícola, para fazer uma análise. Neste caso, como ambos estão expostos às mesmas flutuações de mercado, é provável que, quando um aumenta de valor, o outro faça o mesmo.
Isso significa que esses dois negócios impactarão negativamente na sua carteira se houver uma violação de safra, por exemplo. Por causa disso, a compra de atividades semelhantes aumenta o risco e tem um impacto direto em quanto dinheiro é ganho com essas atividades.

Minimização de riscos nos investimentos
Primeiramente, o resultado da diversificação é a redução do risco. Como visto no exemplo anterior, ao escolher empresas de diversos setores da indústria, por exemplo, você pode evitar que problemas específicos de uma indústria tenham um impacto significativo nas duas compras.
Contudo, é necessário alternar entre a compra de ativos de renda fixa e de renda variável. Essa distinção aumenta a segurança operacional ao mesmo tempo, em que possibilita a exploração dos custos variáveis mais lucrativos das opções.
Salário mínimo em 2023: Congresso aprova novo valor de R$1.294; confira
Chances de ter melhores retornos
Você pode conseguir um melhor retorno com um menor nível de risco escolhendo uma carteira com ótimas relações entre renda fixa e variável. Para tanto, a Teoria dos Portfólios, que pode ser encontrada em muitos livros ou manuais relacionados a investimentos, fornece uma explicação detalhada desse conceito.
Conheça mais sobre investimentos
Conforme reportagem publicada pela Estácio, é necessário estudar e ter algum conhecimento para ter sucesso no mercado financeiro. Com isso, você começa a perceber quais opções fazem sentido à luz do seu perfil de investidor. Além disso, pode ser uma boa ideia contar com a ajuda de especialistas do setor. Esses profissionais possuem o conhecimento necessário para apoiá-lo em suas atividades de investidor.
Por fim, para fixar mais sobre aversão ao risco e diversificação de carteira, considere assistir o vídeo do canal “Jose Kobori” falando mais sobre a importância da diversificação para diluição de riscos nos investimentos. Em suma, é isso! Até a próxima!
Ibovespa teve 4 semanas consecutiva de queda; indo na contramão do dólar