Goiânia, terça-feira, 10 de maio de 2022, por Willames Sales – Com a evolução das tecnologias, o uso do Pix é conhecido e usado pelo mundo todo. É uma maneira de pagamento muito prática e rápida para os consumidores.
Sabendo sobre seu uso mundial, o Pix vem revolucionando e atualizando novas funções para facilitar ainda mais, duas delas são o Pix saque e o Pix troco. Assim, o Valor Diário escreveu essa matéria para ajudar e orientar o leitor sobre como usar essa nova funcionalidade.
O que é Pix saque e como usar?
O saque é um sistema de transação exclusiva para que seus usuários consigam sacar seu dinheiro. Essa modalidade é disponível em estabelecimentos credenciados, como lojas, padarias, supermercados, entre outros.

Para usar essa função, basta informar o valor que você deseja sacar no aplicativo. Após isso, a app gera um QR Code nesse valor para, na sequência, recebe o dinheiro em notas.
O que é Pix troco e como usar?
A função do Pix troco é para o usuário receber o troco em notas de dinheiro pelo estabelecimento. Esse tem a mesma dinâmica que o Pix saque, mas com compra. O que se torna prático tanto para o cliente quanto para o vendedor.
Dessa maneira, o consumidor precisa fazer uma compra no local e, ao fazer o pagamento. Assim, a loja terá que voltar a diferença, ou seja, o troco, para a pessoa em dinheiro físico.
Limites das funções
É importante lembrar que o uso do Pix saque e o do troco têm um limite diário por horário. O limite de ambos é de 500 reais no horário diurno, e 100 reais no horário noturno. Sendo o horário noturno das 20h até as 6h.
Segundo a matéria da Renata Baptista, publicada no portal do G1, em maio de 2022, existem cerca de 15 mil pontos de atendimento que oferecem essas funcionalidades. E com a criação do site mapapix, facilita o acesso aos pontos de atendimento mais próximos.
Veja este vídeo, “PIX SAQUE E PI TROCO: Como funciona? É seguro? Vale a pena? Saiba tudo!”, do canal, “Fonte da Fortuna” do YouTube para saber mais detalhes.