Recife, quinta-feira, 28 de abril, por Guilherme Lopes — Você já pensou em empreender? Se a sua resposta foi sim, então te ajudaremos nessa longa missão, que não é fácil mas também não é impossível. Aqui te mostraremos motivos para se tornar um empreendedor, além de um passo a passo para começar com o pé direito nesse mundo.
Aqui no Valor Diário te traremos um guia para iniciar no empreendedorismo de forma mais preparada. Informação é ouro quando se trata de negócios, então esse artigo é muito importante para quem deseja se tornar um grande empreendedor.
Leia também: Veja quais são as profissões que aposentam mais cedo
Motivos para começar a empreender
O primeiro motivo para se tornar um empreendedor é não precisar lidar com chefes, porém é importante ressaltar que isso implica em responsabilidades. Ao se tornar seu próprio chefe tenha em mente que precisará arcar com muitas responsabilidades.
Principalmente conforme sua empresa for crescendo e contratando mais pessoas para sua equipe, tenha em mente que precisará manter os salários em dia. Além de se preocupar com os direitos trabalhistas e muitas outras preocupações. Porém, isso não significa que empreender seja algo ruim, apenas que será necessário estar preparado para lidar com desafios.
Outro motivo para empreender é que assim você poderá definir facilmente a sua carga horaria de trabalho. Sendo assim, caso você possua filhos ou projetos pessoais que demandem tempo empreender pode ser uma ótima ideia. Isso exigirá um pouco de planejamento, porém é perfeitamente possível.

Não deixe de ler: Trabalhar 6h por dia é mais produtivo do que 8h: especialistas comprovam isso
Como começar?
Mas afinal, como começar? Isso é mais simples do que parece, muitas pessoas acham que para começar é preciso ser rico. Porém, isso é mentira, existem muitas formas de começar a empreender com pouco dinheiro.
Uma dessas formas é se tornando um MEI, afinal um CNPJ é muito importante para se tornar um empreendedor. Vender através do sistema de dropishiping, por exemplo, também é uma ótima forma de economizar.
Por fim, começar com um pequeno negócio, com o intuito de pegar experiência, e tenha em mente que ir à falência é algo muito comum. Todo grande empresário já faliu várias e várias vezes por isso não se frustre.
Esse artigo foi baseado na matéria publicada em janeiro de 2020 pelo redator Vitor Leite no Blog Nubank. Se você deseja aprender mais sobre empreendedorismo, não deixe de assistir o video a seguir do canal E-commerce na prática.