Dólar digital? Entenda o que está mudando com essa moeda

A moeda americana pode ser digitalizada nos próximos anos

Goiânia, quarta-feira, 20 de abril, por Willames Sales – A revolução do mercado das criptomoedas mudou muito a forma como os investidores se relacionavam com moedas digitais. Nesse sentido, as novidades da área dos investimentos não pararam de surgir, visto o ”boom” tecnológico dos últimos anos. Agora, o dólar digital pode agitar ainda mais o mercado.

De acordo com um projeto de lei que surgiu nos Estados Unidos, a moeda americana pode ser digitalizada nos próximos anos. Isso tudo surgiu de uma proposta que está protocolada no Congresso americano. Hoje, no Valor Diário, você vai descobrir os detalhes por trás dos possíveis impactos da novidade, caso ela, de fato, se concretize.

Confira: conta Digital Sofisa Direto vale a pena? Veja sobre anuidade, vantagens e desvantagens

Dólar digital: o que é?

A empresa Electronic Currency And Secure Hardware Act (ECASH Act) fez uma das previsões sobre o que seria o dólar digital. Assim, o ativo iria representar a moeda tradicional americana (moeda fiduciária) e teria uma grande taxa de aceitação, assim como as outras moedas virtuais que já existem hoje em dia.

Dólar digital? Entenda o que está mudando com essa moeda
Dólar digital? Entenda o que está mudando com essa moeda / Créditos de imagem pexels

Mas, afinal, qual a diferença em relação à moeda que já circula pelo país? Na realidade, a ideia de criar moedas digitais já circula há muito tempo entre diversas nações. O Brasil, por exemplo, de acordo com o Atlantic Council, também estuda essa possibilidade, que pode causar grandes impactos na economia.

Leia também: conta Digital BMG vale a pena? Veja sobre anuidade, vantagens e desvantagens

Para entendermos as diferenças, basta analisarmos qual o mecanismo de transação das criptomoedas, por exemplo. Nesse caso, o investidor não precisa de uma conta de um banco para movimentar suas ”coins”. A Reserva Federal dos EUA considera isso um fator muito positivo e pode ser um dos motivos da criação do dólar digital.

Impactos da nova moeda

Desde a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo passou por um tempo de reconstruções materiais, financeiras e morais, houve uma busca pela revitalização da economia utilizando o dólar como principal moeda de troca. Assim, os principais países adotaram a moeda e esta passou a dominar o sistema financeiro.

Com o dólar digital, a compra e venda dessa moeda se tornaria ainda mais fácil e ela passaria a circular ainda mais entre as economias. Dessa maneira, um dos principais impactos estaria relacionado com o aumento do uso da moeda americana. Provavelmente, as pessoas diminuiriam o contato com outras opções de ativos.

Segundo uma matéria publicada no portal Terra, em março de 2022, o investimento em dólar tem riscos e vantagens. Assim, cabe ao investidor escolher se a moeda americana se encaixa em seus planos. Para os fãs das ”verdinhas” dos EUA, a versão digital poderia fazer um grande sucesso.

Veja este vídeo, “Por que o dólar segue caindo e o PIX é o real digital”,  do canal, “Fernando Ulrich” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: conta Digital Zro Bank vale a pena? Veja tudo sobre anuidade, vantagens e desvantagens

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.