Belo Horizonte, segunda-feira, 11 de julho de 2022, por Edmar Oliveira – A economia brasileira tem sido castigadas com o dólar em alta há quase dois anos. No entanto, chegamos a quatro semanas seguidas de alta, o que se mostra preocupante.
Alguns fatores podem ser apresentados como determinantes para esta situação. Desse modo, podem ser apontadas causas tanto internas como internacionais. Pensando isso, o blogue Valor Diário apresenta uma análise desses fatores perspectiva do dólar para as próximas semanas.
Veja mais: Prova de vida para aposentados: aprenda aqui como fazer pelo aplicativo do celular
O cenário internacional
Primeiramente, é preciso lembrar que a cotação do dólar em relação ao Real tem relação direta com o cenário internacional. Portanto, diante de situações que impactam ao nível internacional, ocorre um movimento de temor no mercado, que busca investimentos mais seguros para proteger seu capital.

Assim, temos dois fatores que estão forçando o dólar para cima: a pandemia que ainda não chegou ao fim e a guerra da Ucrânia. Embora a pandemia do novo Conoravirus tenha reduzidos seu ritmo graças a vacinação em amassa, a economia mundial ainda sofre com seus efeitos e o risco de uma nova pandemia a partir de variantes.
A guerra na Ucrânia é outro fator impactante. Um conflito armado no coração da Europa e a série de sanções aplicadas aos russos gerou um sentimento generalizado de medo nos mercados internacionais. Portanto, em ambos os casos, a tendência é que os investidores procurem títulos mais sólidos, como títulos dos Estados Unidos e aplicações em dólar.
Veja mais: Caixa Tem: como acessar o aplicativo e quais são os serviços disponíveis; confira
O cenário nacional
Outro ponto que determina a cotação do dólar á a maneira como o governo brasileiro reage aos problemas internacionais e a sua política monetária. Dessa maneira, ao perceber a turbulência internacional, a resposta da equipe econômica contribui para um câmbio mais ou menos favorável.
Atualmente, apesar dos esforços contínuos, a reação brasileira aprece ser insuficiente para conter a alta do dólar. Assim, a turbulência que vem do exterior tende a suprimir a moeda nacional, gerando altas seguidas e persistentes no câmbio Real-dólar.
Perspectivas para a cotação do dólar para os próximos dias
Finalmente, é preciso ressaltar que o cenário internacional não mostra sinais de melhora, com a pandemia ainda resistente e a guerra na Ucrânia sem data para terminar. Aliada a esta situação, existe ainda o cenário eleitoral brasileiro que fica provocar cada vez mais mau-humor no mercado.
Estes sinais indicam que o dólar vai continuar em alta nas próximas semanas, embora possam ocorrer períodos de relativa baixa. Em suma, para saber mais, veja o canal C6 Bank:
Veja mais: Você sabe como usar o cartão de crédito corretamente? Aprenda hoje