Golpe do Pix: Saiba como não se tornar vítima; confira dicas importantes para sua segurança

Todos os dias, milhares de pessoas caem nos mais variados golpes que têm no Pix a sua principal ferramenta

Salvador, quinta-feira, 28 de abril, por Vivaldo Pereira – O golpe do Pix é a mais nova modalidade criminosa que surgiu como resultado dos atuais avanços tecnológicos. De fato, esse já é o sistema de pagamentos e transferências preferido por 71% dos brasileiros. E, para provar isso, só em 2021 foram cerca de 1,4 bilhão de transações realizadas em todo o território nacional.

Em razão desse fato, o Valor Diário decidiu investigar um pouco mais as características dos principais golpes realizados com essa modalidade Pix. Desse modo, conseguimos elaborar uma lista com 5 dicas, verdadeiramente imbatíveis, para que você não se torne mais uma das milhares de vítimas que caem nessa variedade de golpe financeiro diariamente.

Veja também: Golpe do PIX: Saiba como evitar ser vítima de criminosos!

Golpe do Pix: Saiba como não se tornar vítima; confira dicas importantes para sua segurança - Reprodução: Commons.wikimedia.org. - Reprodução: Pixabay.
Golpe do Pix: Saiba como não se tornar vítima; confira dicas importantes para sua segurança – Reprodução: Commons.wikimedia.org. – Reprodução: Pixabay.

1. Verificação em duas etapas no whatsapp

Uma modalidade de golpe do Pix é a clonagem do seu whatsapp, a partir do qual eles conseguem ter acesso a códigos de segurança. Em síntese, para evitá-lo, basta ativar a verificação em duas etapas no seu celular e as demais medidas sempre que forem recomendadas.

2. Cuidado com a exposição nas redes sociais

Em resumo, para esse golpe, os bandidos apenas utilizam a foto da sua rede social e ligam para os seus contatos utilizando-a para pedir dinheiro emprestado.

Efetivamente, a dica aqui é não fazer repasses de maneira “urgente” e dar sempre preferência a uma chamada de vídeo para certificar-se de quem realmente é a pessoa.

Você também pode gostar: Pix tem limite de valor? Saiba mais!

3. Não clique em links suspeitos

Essa é a recomendação nº1 quando o assunto é não cair em golpes, como um golpe do Pix, por exemplo. Isso porque, a partir de links falsos, os bandidos enviam mensagens que direcionam para páginas (também falsas) de cadastramento de chaves, internet banking, ofertas, entre outras armadilhas.

Golpe do Pix: Saiba como não se tornar vítima; confira dicas importantes para sua segurança - Reprodução: Commons.wikimedia.org. - Reprodução: Pixabay.
Golpe do Pix: Saiba como não se tornar vítima; confira dicas importantes para sua segurança – Reprodução: Commons.wikimedia.org. – Reprodução: Pixabay.

4. Não forneça seus dados a supostos bancos

Com efeito, de acordo com matéria publicada no blog exame.com.br, em 21 de dezembro de 2021, averiguamos que os bancos não enviam mensagens desse tipo. Ou seja, eles não pedem senhas, dados pessoais, não dão prazo para que você retorne e só pedem para que você baixe programas em seus sites oficiais. Por isso, ao receber tais mensagens, descarte-as imediatamente.

5. Cuidado com oportunidades fabulosas

Um outro típico golpe do Pix é o envio de mensagens alarmantes avisando sobre novos “bugs do Pix”. Em um deles, por exemplo, os bandidos informam que você irá ganhar, em dobro, o que enviar em dinheiro para chaves aleatórias. Mas o problema é que, sem saber, você estará enviando, diariamente, pequenos valores que nunca retornarão

E se quiser saber mais sobre esses e outros golpes por meio do Pix, assista ao vídeo abaixo do “CanalTech”. E saiba como não se tornar uma das milhares de vítimas que caem em golpes vrtuais diariamente no Brasil.

Você também pode gostar: Como sacar FGTS se foi demitido durante a pandemia?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.