Imposto de renda 2022: Receita Federal faz alerta contra golpe saiba como evitar

Os criminosos virtuais sempre criam uma forma de roubarem os dados das pessoas e inventarem mentiras para pegar os desprevenidos

Goiânia, domingo, 22 de maio, por Willames Sales – Chegou a época de declarar o imposto de renda e, mais uma vez, preste atenção para não cair em golpes do mercado. A Receita Federal alertou para um novo tipo de fraude na praça.

Para tanto, os criminosos virtuais sempre criam uma forma de roubarem os dados das pessoas e inventarem mentiras para pegar os desprevenidos. Por isso, muitas pessoas acabam tendo prejuízos e, para saber mais, confira agora no Valor Diário.

Confira: dividendos Banco do Brasil (BBAS3) serão de R$ 1,9 bi, confira detalhes sobre os pagamentos aqui

Qual é o golpe descoberto no imposto de renda? 

A Receita Federal soltou um alerta contra os golpistas sobre a restituição do imposto de renda. O órgão pede cuidado com os supostos emails enviados pela RF e avisa para os contribuintes não acreditarem nas falsas mensagens.

Imposto de renda 2022: Receita Federal faz alerta contra golpe saiba como evitar
Imposto de renda 2022: Receita Federal faz alerta contra golpe saiba como evitar / Créditos de imagem pixabay

Todavia, a cada ano, a Receita avisa sobre os possíveis golpes em cima das declarações do imposto de renda. Entretanto, muitas pessoas acabam caindo nas fraudes quando receber as mensagens falsas da instituição federal. 

Leia também: inflação faz preço dos alimentos aumentarem mais de 15% em um ano

Para isso, a instituição alertou para conferir qualquer informação no site do e-CAC pelo portal do Governo Federal. Dessa forma, as pessoas não cairão em golpes virtuais e, com isso, evitarão as perdas financeiras.

Como eu descubro se as mensagens são falsas?

Os golpistas estão usando a logomarca comemorativa dos 100 anos do imposto de renda para tentarem enganar os contribuintes e, além disso, informam dados para as pessoas receberem a restituição via PIX e um link falso para comprovar a transferência. 

Por isso, se você receber algum email com essas informações, desconsidere a mensagem e não prossiga com qualquer acesso. As suas informações serão capturadas e, com isso, poderá ter sérios problemas com os seus dados cadastrais.

Para tanto, se o usuário estiver com dúvidas sobre a sua declaração do imposto de renda, basta acessar o site da Receita Federal. Assim, você acompanha o andamento de sua declaração e confere se terá saldo a receber ou a pagar.

Conforme a matéria publicada por Renata Baptista, no portal G1, em maio de 2022, fique atento e não acredite em informações que não sejam confirmadas pela Receita Federal. Dessa forma, você ajuda na segurança dos seus dados cadastrais e fique livre de possíveis problemas.

Veja este vídeo, “Imposto de Renda 2022: Confira o passo a passo para fazer a declaração”,  do canal, “Jornal O Globo” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: casa Verde e Amarela, saiba quais são as regras do programa habitacional e quem pode participar; entenda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.