IPCA-15: projeção para acima de 12% nos próximos 12 meses; veja como proteger seus ativos

Veja como blindar seu capital na crise

Belo Horizonte, sexta-feira, 1° de junho de 2022, por Edmar Oliveira — A prévia da inflação ligou a luz vermelha na economia nacional. A projeção para do IPCA-15 ficou em 12,04% em 12 meses, chegando a 10 meses seguidos de altas.

Este resultado é muito ruim, pois indica que a inflação vai continuar alta nos próximos meses, por exemplo. Portanto, cabe ao investidor tentar proteger seus investimentos neste período de dificuldade econômicas e o blogue Valor Diário apresenta algumas dicas para ajudar a proteger seus ativos.

Veja mais: Quer lucrar no YouTube? Então confira aqui 3 formas de ganhar dinheiro

O que é o IPCA-15?

O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo — 15) é um indicador oficial de preços medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dessa forma, pesquisa e divulga a cada 15 dias uma prévia da inflação no País.

IPCA-15: projeção para acima de 12% nos próximos 12 meses; veja como proteger seus ativos - Reprodução Pexels
IPCA-15: projeção para acima de 12% nos próximos 12 meses; veja como proteger seus ativos – Reprodução Pexels

Quais os resultados da inflação no período?

Primeiramente, cabe analisar reportagem publicada no portal G1 assinado por Daniel Silveira e Darlan Alvarenga. De acordo com o artigo, o IPCA-15 está acumulado acima de 12% nos últimos 12 meses, com crescimento de 0,39% no mês de junho.

Neste resultado, o maior peso em junho foi dos setores de Transportes e vestuário. O grupo de transportes acelerou 0,19% e o setor de vestuário alcançou crescimento de 0,08%.

Como proteger os investimentos da inflação alta?

Diante de um cenário pouco favorável no curto e médio prazo, o investidor deve priorizar a cautela, embora deva permanecer de olho nas oportunidades da renda fixa.

Veja mais: Conta de luz: Aneel anuncia bandeira verde para julho; confira como ficarão os próximos meses

Os próximos meses devem ser de muita incerta, combinando alta inflação e baixo crescimento. A guerra na Ucrânia foi um duro golpe na economia brasileira, que ainda tentava se recuperar do pior momento da pandemia de Covid-19

Assim, o foco do investidor deve ser em investimentos de renda fixa, principalmente nos títulos atrelados a inflação, como o tesouro direto, por exemplo. Títulos emitidos pelos bancos, como CDB, LCA e LCI também são as opções para este momento.

Finalmente, é preciso ressaltar que este texto não é uma recomendação de compra, mas um estudo com uso de exemplos cujo objetivo é informar ao leitor. Em suma, veja mais no canal CM Capital.

Veja também: Como conseguir um emprego mais rápido

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.