Malha fina da Receita Federal já pegou mais de 2 milhões de declarações do IR 2022; saiba como consultar e o que fazer

Malha fina da Receita Federal - foto canva

Paraipaba, quinta-feira, 2 de junho, por Nonato Vieira — O sistema demalha fina da Receita Federal, que escolhe as declarações do IR que passarão por análise rigorosa, já pegou mais de 2 milhões de contribuintes. O número é o dobro do total pego no ano passado. De fato, apenas 890 mil declarações caíram na malha fina em 2021. Aqui, no Valor Diário, o leitor vai conhecer os principais motivos, bem como as providências que deve tomar.

Além disso, o total de declarações superou em muito o que a Receita registrou no ano passado. Até 31 de maio 34,4 milhões de contribuintes já haviam entregues as suas declarações. A diferença entre os dois anos é de aproximadamente 100 milhões de declarações.

Leia também: como ser aprovado no Google ADSense e começar a monetizar

Motivos para cair na malha fina da Receita Federal

Malha fina da Receita Federal – foto canva

Os erros que levam um contribuinte a cair na malha fina da Receita Federal são de origens diversas. Contudo, é possível apontar os de maior ocorrência. Assim, 40% por omitir ganhos, 21% ao declarar os gastos com saúde e 18% por divergência na fonte dos recursos.

A Receita também divulgou que 61% dos contribuintes têm direito à restituição, enquanto 19% precisam pagar a complementação do imposto.

A razão do aumento no número de declarações é a defasagem na tabela do IR, que precisa ser atualizada. Além disso, houve um acréscimo nas informações de lucros dos operadores da Bolsa de Valores.

Para você: quer ser um CEO? Saiba como ter um plano de carreira de sucesso; confira mais

Regularizar a situação

Mesmo que tenha caído na malha fina da Receita Federal, o contribuinte pode regularizar e se livrar das multas fazendo a retificação antes que se inicie a fiscalização. Isso porque as multas só serão aplicadas no próximo ano. Foram R$ 2,4 bilhões em multas em 2021.

Portanto, o contribuinte já pode consultar o extrato no site da Receita para confirmar se a sua declaração precisa de alterações. O acesso é na aba “Meu Imposto de Renda” e depois “Processamento” e “Pendências de Malha”.

Como resultado o cidadão terá acesso não apenas à confirmação, mas também ao motivo de estar na malha fina. Logo, basta fazer as correções necessárias na declaração retificadora para corrigir o problema.

Por fim, a declaração do IR é assunto constante na rede, e no site FDR o contribuinte pode se atualizar sobre o tema, conforme matéria de Paulo Amorim, de 1 de junho de 2022. Ademais, o leitor pode assistir o vídeo do canal Unieducar, que faz parte deste artigo para saber mais.

Leia também: dicas para economizar no mercado, compras com máxima eficiência

Nonato Vieira: Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequena propriedade em Paraipaba, litoral oeste do Ceará. Apaixonado por leitura desde a infância, de tanto ler comecei a escrever cedo e não pretendo parar enquanto neste mundo estiver. Por ter nascido em família de poucos recursos tive poucas oportunidades de estudo, uma vez que tinha mesmo era que trabalhar. Desempenhei diversas funções administrativas em várias empresas no Ceara, Piauí e Tocantins por mais de 40 anos. Ciente de que o conhecimento abre portas me tornei um autodidata, pois assim poderia me dedicar com exclusividade aos assuntos de meu interesse, e na hora que fosse possível. Estudo matemática, geometria, cosmogênese, filosofia, história, ufologia, religiões e língua portuguesa. Além disso, escrevo literatura de cordel, poesia e textos diversos, mas também jogo xadrez e assisto filmes, quando encontro um de qualidade.