Poupança: brasileiros retiram mais dinheiro do que no ano passado; entenda os motivos

A poupança está encolhendo e a rentabilidade desse investimento caiu para -6,56%

Goiânia, segunda-feira, 23 de maio, por Willames Sales — Guardar um dinheirinho na poupança não é mais como antigamente. Portanto, A crise econômica do país tem causado dificuldade em algumas pessoas, assim fazer uma reserva financeira está ficando difícil. 

Para tanto, a poupança está encolhendo e a rentabilidade desse investimento caiu para -6,56%. Contudo, ainda existem algumas maneiras de guardar um dinheiro que sobra no mês e, para saber como, confira agora no Valor Diário. 

Confira: dividendos Banco do Brasil (BBAS3) serão de R$ 1,9 bi, confira detalhes sobre os pagamentos aqui

O que aconteceu com a poupança?

A rentabilidade da poupança vem caindo nos últimos meses e, em abril desse ano, o índice de reajuste foi de apenas 0,56%. Com isso, a velha segura e boa caderneta registrou perda de 0,50% no mesmo período. 

Poupança: brasileiros retiram mais dinheiro do que no ano passado; entenda os motivos
Poupança: brasileiros retiram mais dinheiro do que no ano passado; entenda os motivos / Créditos de imagem pixabay

Portanto, o dinheiro na poupança está diminuindo devido ao rendimento abaixo da inflação brasileira. Mas, existem algumas opções para você aplicar o seu dinheiro com taxas de 1% ao mês conforme o prazo da aplicação. 

Leia também: inflação faz preço dos alimentos aumentarem mais de 15% em um ano

Quais as opções para investir o dinheiro?

Os investimentos com renda fixa aumentaram e seguem os índices da Selic. Então, com isso os rendimentos podem chegar a 6% em um período de 12 meses, enquanto na poupança os reajustes ficam quase em zero. 

Contudo, para você garantir um dinheirinho extra em suas aplicações, pode escolher alguns investimentos como:

  • CDB;
  • Letras de crédito imobiliário;
  • Letras de crédito do agronegócio;
  • Tesouro direto.

Porém, não basta apenas aplicar e, para isso, você precisa conhecer os objetivos do investimento, determinar o prazo para o dinheiro ficar aplicado e avaliar os riscos das aplicações. Dessa forma, escolherá um investimento que atenda às suas necessidades

Todavia, é importante prestar atenção para não se enganar e cair em armadilhas. Algumas corretoras e bancos oferecem investimentos que podem confundir o cliente e, com isso, a pessoa não terá os ganhos que esperava. 

Conforme a matéria publicada por Darlan Alvarenga, no portal G1,em maio de 2022, a poupança é o investimento preferido de muitos brasileiros e, mesmo rendendo pouco, traz segurança. Então, além disso, algumas pessoas pensam que os outros investimentos servem para quem tem mais dinheiro para aplicar. 

Veja este vídeo, “A POUPANÇA MUDOU! Descubra quanto ela vai render em 2022.”  do canal, “Você Investidor” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: casa Verde e Amarela, saiba quais são as regras do programa habitacional e quem pode participar; entenda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.