Hoje, o rendimento da poupança se baseia na Taxa Selic (taxa básica de juros da economia), e segue as regras abaixo:

  • se a taxa Selic estiver acima do percentual de 8,5% ao ano, a poupança renderá 0,5% sobre o valor depositado + TR (Taxa Referencial);
  • se a taxa Selic estiver igual ou abaixo do percentual de 8,5% ao ano, a poupança renderá 70% da Selic + TR (Taxa Referencial).

Considerando a Selic de no percentual de 7,75% ao ano, por exemplo, e a TR zerada, chegamos a uma rentabilidade aproximada de 5,42% a.a., ou seja, 0,45% ao mês.

Sendo assim existem no mercado de investimentos de renda fixa muito mais rentáveis que a poupança e que garantirão a segurança do seu dinheiro tanto quanto ela.

Confira também: Caixa Tem; saiba como pedir empréstimo de R$ 1 mil direto no App; aprenda passo a passo

Opções mais rentáveis de Renda Fixa

De forma geral, os principais investimentos em renda fixa são:

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • LCI e LCA.

 Tesouro Direto

A princípio, o Tesouro Direto é um dos investimentos de renda fixa mais seguros do mercado. Isso porque são garantidos pelo Tesouro Nacional.

Essa modalidade consiste basicamente em emprestar dinheiro a juros para o Governo Federal. Sendo assim, seu dinheiro é utilizado pelo Governo para o financiamento de obras públicas e investimentos e devolvido posteriormente em um prazo e taxa de juros previamente negociados.

CDB

CDB (Certidicado de Depósito Bancario), é a modalidade onde se empresta dinheiro aos bancos, de forma que eles tenham recursos para financiar os serviços aos seus clientes.

Sendo assim, esses títulos têm a garantia do FGC (Fundo Garantidos de Créditos) para valores de até R$ 250 mil por instituição financeira e CPF. Dessa forma, o aplicador tem o dinheiro de volta caso o banco ou a corretora tenha problemas que impeçam o cumprimento de seus compromissos com os investidores.

LCI e LCA

LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) captam recursos para instituições financeiras que atuem exclusivamente na área de Imóveis ou Agronegócio.

Por ser um investimento que gera resultados para dois segmentos muito importantes da economia brasileira, os títulos são isentos de Imposto de Renda. Porém, quem investe recebe o valor líquido dos rendimentos. Além do mais, esse investimento também tem a garantia do FGC.

De acordo com Miguel José de Oliveira, diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças e Contabilidade (Anefac), o ambiente atual é de muita incerteza, devido aos conflitos no Leste Europeu que aumentou a inflação e taxa de juros em todo o mundo. Isso gerou uma instabilidade econômica muito grande nas principais Bolsas de Valores. Em tempos incertos, investimentos de Renda Fixa acabam ganhando a preferência dos investidores.

“A Bolsa precisa da economia crescendo, gerando lucro para as empresas e renda para os empregados. Agora, é hora de aproveitar a renda fixa, que é muito mais segura do que assumir o risco na Bolsa de Valores”

Afirmou Oliveira em matéria divulgada pelo Correio Braziliense, do dia 6 de maio de 2022, escrito por Rosana Hessel.

Para finalizar assista o vídeo abaixo, do canal “Fonte Da Fortuna” onde mostra os 10 melhores investimentos de Renda Fixa para 2022.

Você também pode gostar: Como proteger suas criptomoedas de furtos de hackers? Confira aqui dicas importantes para proteger sua carteira