Qual é a melhor forma de comprar uma casa: financiamento, consórcio, aluguel, entre outros

Graças a internet, temos acesso a esse tipo de informação: longe dos juros e das pegadinhas

Laguna, domingo, 22 de maio, por Vinícius Lima — No post de hoje vamos lhe mostrar algumas opções interessantes para você e apresentar qual é a melhor forma de comprar uma casa. Graças a internet, temos acesso a esse tipo de informação: longe dos juros e das pegadinhas.

O grande objetivo do Valor Diário é ajudar as pessoas a se tornarem cada vez melhor, sobretudo em questão de finanças e produtividade, para que, de fato, possam estar cada vez mais próximas de seus principais objetivos. Além disso, comprar uma casa não deve ser algo sufocante e todos deveriam conseguir.

Veja também: Plataforma De Negociação De Criptomoedas; Confira Este Novo Lançamento Da XP E Como Fazer Trades Em Criptos

Definitivamente, essa é a melhor maneira de comprar um imóvel

Qual é a melhor forma de comprar uma casa financiamento, consórcio, aluguel, etc.. Reprodução do Pixabay
Qual é a melhor forma de comprar uma casa financiamento, consórcio, aluguel, etc.. Reprodução do Pixabay

Muitas pessoas querem realizar o sonho de comprar a casa própria. Com isso, acabam procurando várias opções diferentes e até encontram algumas que são atrativas num primeiro momento, como o financiamento e o consórcio. Mas será que vale mesmo a pena?

Com financiamento você paga juros e mais juros. No fim, comprou um imóvel para você e até dois para o banco. Isso é péssimo. Isso sem contar com o fato de que quando você deixa de pagar alguma parcela, corre o risco de perder o imóvel — que, aliás, nem seu é. O imóvel só se torna seu quando você termina de pagar. Normalmente oferecem opções entre 20 e 30 anos para você finalizar o pagamento.

Outra opção é o consórcio, onde você não paga juros, mas paga uma taxa administrativa que é, em média 20%, do valor do imóvel. Além disso, paga-se o ajuste do INCC ou qualquer outra base de avaliação imobiliária. Ou seja, a cada ano o valor das parcelas aumenta, em média, 6,1%. Você não precisa dar entrada e só é contemplado com o imóvel quando for sorteado ou se der um lance (mas esse lance não abate o valor). No fim, você paga um imóvel para você e pode pagar até dois para a administradora (podendo levar anos para ter sua casa).

A melhor opção

Existem casos e casos, mas a melhor opção seria pagar aluguel e investir uma parte desse dinheiro (que seriam as parcelas do valor do imóvel). Você investe seu dinheiro enquanto mora de aluguel. Em torno de alguns anos (menos do que o financiamento e do consórcio) você acaba comprando sua casa à vista e com desconto. 

Além disso, veja também: Quanto rende R$ 1 mil no Nubank hoje; taxa Selic a 12,75% é ótima oportunidade para renda fixa; confira aqui

Veja mais

Em suma, se você quiser saber mais sobre o conteúdo acima, indicamos o vídeo abaixo que, certamente, irá te auxiliar e complementar os conhecimentos abordados. O vídeo é do canal ‘Vamos Prosperar’, e vem ajudando a vida de muitas pessoas com ensinamentos que complementam as informações acima.

Por fim, veja também: Banco Inter tem alta de 32% no lucro líquido no primeiro trimestre; confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.