Goiânia, segunda-feira, 23 de maio, por Willames Sales — A nota fiscal é um documento obrigatório que as empresas devem entregar sobre prestações de serviços ou venda de produtos. Entretanto, algumas firmas são isentas, porém, em casos específicos que dispensem a comprovação sobre ganhos.
Contudo, algumas companhias ainda têm dúvidas sobre a emissão de nota fiscal e, também, precisam conhecer quais os tipos de notas fiscais adequadas a seus serviços. Por isso, nos do Valor Diário, preparamos este guia para explicar sobre as NF’s mais usadas no Brasil.
Quais são os tipos de nota e quando devo emitir?
O mercado brasileiro trabalha com três tipos de nota, conforme as atividades de uma empresa. Por isso, um empresário precisa ter atenção para emitir a nota certa e não errar na hora de prestar contas com a Receita Federal.
Com isso, o empreendedor deve usar a nota fiscal conforme a atividade prestada por sua empresa e, também, conforme a receita apurada por sua empresa. Sendo assim, confira a seguir quais são os tipos de NF’s utilizados no Brasil.
Leia também: inflação faz preço dos alimentos aumentarem mais de 15% em um ano
Nota Fiscal Eletrônica (NFe)
Esse documento é gerado pelo portal de notas eletrônicas da Receita Federal e pode ser baixado pela internet. A nota eletrônica serve para comprovar a circulação de mercadorias no país e deve ser emitida quando uma venda for realizada.
Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFSe)
As empresas devem emitir a nota fiscal eletrônica de serviços, quando uma operação inclui o Imposto Sobre Serviços (ISS). Essa modalidade é obrigatória para prestações de serviços e, para saber o valor do tributo, a empresa deve calcular o imposto.
Portanto, essa nota fiscal tem a finalidade de comprovar os serviços prestados no município em que aconteceu o trabalho e está disponível em portais desenvolvidos pelas prefeituras. Para tanto, a empresa pode se cadastrar em postos regionais ou em sites terceirizados.
Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFCe)
O consumidor recebe essa nota quando compra uma mercadoria. Esse documento substituiu o antigo cupom de vendas, que não tinha valor fiscal e servia apenas para comprovar uma compra. A NFCe ajuda no fluxo de caixa e evita a sonegação.
Conforme a matéria publicada, no portal Terra, em dezembro de 2019, veja qual o melhor tipo de nota que a sua empresa pode utilizar para emitir esses documentos. Dessa forma, você estará em dia com impostos do seu empreendimento.
Veja este vídeo, “COMO EMITIR NOTA FISCAL? | PASSO A PASSO ATUALIZADO”, do canal, “Nath Finanças” do YouTube para saber mais detalhes.