Belo Horizonte, quarta-feira, 20 de abril de 2022, por Edmar Oliveira — A taxa de juros Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Sua função é controlar a inflação e serve como referência para o sistema bancário elaborar suas taxas de juros. Desse modo, o blogue Valor Diário apresenta um passo a passo para investir nesta modalidade.
No último dia 16 de março de 2022, o COPOM (Comitê de Política Monetária) aumentou a taxa de juros da Selic para 11,75% ao ano. Este aumento impacta diretamente em vários investimentos, tornando o Tesouro Direto bastante atrativo.
Veja também: Conta Simples PJ vale a pena? Saiba tudo sobre anuidade, vantagens e desvantagens
O que é a taxa Selic e o Tesouro Direto ?
Primeiramente, cabe ressaltar que o Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional para a venda de títulos públicos a qualquer pessoa, tendo como base a taxa Selic e a variação da inflação. É o investimento de renda fixa mais popular entre os investidores, devido a sua segurança e praticidade.
Como investir no Tesouro direto?
Para investir nesta modalidade de renda fixa, basta fazer um cadastro no próprio site do programa. Em seguida, transfira o valor que deseja investir e escolha entre as três categorias de títulos públicos.
Dessa forma, também é possível fazer simulações de rentabilidade no próprio portal. Por fim, é possível adquirir os títulos através de uma corretora, para quem já possui conta em uma dessas empresas.
Veja também: Conta Simples PJ vale a pena? Saiba tudo sobre anuidade, vantagens e desvantagens
Títulos disponíveis para investimento
1) Tesouro Selic: este título tem seu rendimento atrelado a taxa Selic. Portanto, quando a taxa sobe, o valor deste título também sobe. Dessa forma, é importante frisar que uma vez adquirido, o valor dos juros pagos será aquele do resgate.
2) Tesouro IPCA: este título está vinculado ao IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo), o índice que mede a inflação. Dessa forma, ele varia em sentido contrário a taxa Selic. Desse modo, no momento do resgate, além do valor da inflação, se recebe também um pequeno rendimento pré-fixado.
3) Tesouro pré-fixado: este título possui um rendimento fixo, acertado no momento da compra. Ou seja, os juros a receber são aqueles em voga no momento da aquisição.
Cada um destes títulos possui diversas opções de prazos e valores. É recomendado uma pesquisa no site do programa ou junto a corretora de preferência. Em suma, para mais dicas, confira o canal Seu Dinheiro: