Tesouro Direto: Qual o menor valor para se investir?
Entenda como funciona e comece a investir hoje mesmo!
O Tesouro Direto está sendo um dos recursos mais investidos no mercado financeiro, pensando nisso, hoje 07/11, o Valor Diário trouxe algumas orientações para você saber qual o menor valor possível para investir em Tesouro Direto.
O que é tesouro direto, quais os tipos de investimento e qual o valor mínimo?
O Tesouro Direto se tornou popular e tem sido uma dos investimentos mais aplicados, já que a poupança não está com boa rentabilidade. Logo, o Tesouro Direto ganhou espaço no mercado por ser um investimento acessível. Ele foi feito pelo Tesouro Nacional junto à Bolsa de Valores, e se trata de investir em títulos públicos, uma espécie de empréstimo ao governo, e que em troca você recebe uma porcentagem de juros.
Assim, essa aplicação é vantajosa tanto para o investidor quanto para o governo, pois é possível utilizar os valores para a gestão, com o direcionamento para as áreas da saúde, educação, segurança, etc.

Quais os tipos de tesouro direto?
Antes de investir no tesouro direto, é interessante que saiba a existência de diferentes opções de investimento, sendo necessário que você avalie qual a melhor se adequa às suas necessidades e ao seu perfil como investidor.
Tesouro Selic
Esse tesouro é indexado à taxa Selic, sendo um dos mais investidos dentro do tesouro direto enquanto nenhum outro pode estar ligado à Selic. Isso porque, ele apresenta baixa volatilidade, o que o torna de baixo risco. Além disso, tem liquidez diária e você pode usar para montar sua reserva de emergência.
Tesouro Prefixado
Esse tesouro tem a rentabilidade fixa, ou seja, o valor do rendimento em que o investidor já sabe no momento de investir, bem como, na data de vencimento que irá retirar aquele valor pré definido. Além disso, esse é o mais utilizado por quem tem um perfil conservador e tem medo das possíveis quedas. Dentro desse prefixado, também tem o prefixado com juros semestrais, no qual o investidor recebe o juros semestralmente, dessa forma não precisa aguardar até a data de vencimento para fazer o resgate.
Tesouro pós-fixado
Esse tesouro também se chama de híbrido, pois sua rentabilidade é uma variável e outra fixa. Dessa forma, o investidor já sabe que uma parte já está pré-definida e outra só saberá na data de vencimento.
Além disso, se o investimento estiver atrelado ao IPCA, é possível ter variações tanto positivas quanto negativas. Todavia, é uma boa opção para quem deseja manter o poder de compra e proteger os seus valores da desvalorização.
Valor mínimo para investimento
O valor mínimo para aplicar no tesouro direto é de R$30,00. Porém, antes de iniciar os investimentos, é interessante que tenha um bom planejamento financeiro e uma reserva de emergência.
O tesouro direto é um ótimo investimento para quem está iniciando nesse mercado e com poucos valores disponíveis. Claro que não te deixará rico num piscar de olhos, entretanto é uma boa opção para começar a investir com inteligência e desenvolver a educação financeira.
Para começar a investir no tesouro direto basta ser pessoa física, maior de idade e procurar o seu banco ou uma corretora de investimentos para realizar o cadastro.
Veja também: Quais as melhores opções de empréstimo a curto prazo?
Educação Financeira: COMO ECONOMIZAR GANHANDO 2 MIL REAIS?! (Dicas Vitais)