Goiânia, segunda-feira, 23 de maio, por Willames Sales — O prazo para entregar a declaração do imposto de renda 2022 termina em 31 de maio e, com isso, os bancos estão de olho na restituição. Logo, as instituições oferecem empréstimos para antecipar o pagamento.
Portanto, esse tipo de crédito é garantido pela restituição, porém, pede alguns cuidados. Então, os contribuintes precisam saber que se trata de um empréstimo com juros e, para saber mais sobre o assunto, confira agora no Valor Diário.
Como antecipar a restituição do imposto de renda?
Essa modalidade é oferecida pelos bancos e para pedir, o cliente deve comprovar que tem direito à restituição. Contudo, é importante informar que essa solicitação deve ser feita apenas em uma situação de emergência como pagamentos de dívidas.
No entanto, as taxas de juros para antecipar a restituição são iguais às do crédito consignado e podem variar de 1,43% a 1,79% ao mês. Além disso, o parcelamento costuma ser feito em até seis meses.
Leia também: inflação faz preço dos alimentos aumentarem mais de 15% em um ano
Com isso, você deve analisar com cuidado se realmente precisa antecipar a sua restituição do imposto de renda. Para tanto, espere o pagamento cair em sua conta e use para pagar dívidas, fazer compras ou guardar, se preferir.
Vale a pena pedir a antecipação do pagamento?
Alguns especialistas alertam para esse tipo de empréstimo e, para isso, o cliente deve ter cuidado para não cair na milha fina. Visto que, pode atrasar a restituição do imposto de renda e ter juros maiores para pagar a antecipação.
Nisso, é importante o contribuinte entender que só deve pedir a antecipação do dinheiro se precisar pagar uma dívida e não para usar no consumo próprio. Sendo assim, melhor analisar a necessidade de antecipar o crédito para não ter problemas.
Conforme a matéria publicada por Diego kerber no portal Terra, em novembro de 2021, a restituição é paga em cinco lotes na conta-corrente do contribuinte conforme a data de entrega. Dessa forma, os pagamentos serão feitos a partir de junho e, para saber mais, o cliente deve procurar a Receita Federal.
Veja este vídeo, “Imposto de Renda 2022: Confira o passo a passo para fazer a declaração”, do canal, “Jornal O Globo” do YouTube para saber mais detalhes.