O aplicativo de pagamentos ficou conhecido por realizar diversos tipos de transações pelo celular, facilitando a movimentação financeira do dia a dia. Por isso, hoje 11/11, o Valor Diário, irá te explicar se o PicPay é seguro. Saiba mais!
O que é o Picpay?
É um aplicativo de pagamentos, onde é possível realizar diversas transações pelo celular sem precisar usar um cartão de crédito ou dinheiro para isso. Além disso, também é possível realizar pagamentos entre amigos pelo próprio aplicativo, máquinas de cartão, rendimentos automáticos, saques, entre outros serviços.
Como funciona?
O Picpay pode ser entendido como se fosse uma “carteira virtual”. Dessa forma, ao invés de precisar levar uma carteira física com seus cartões e dinheiro você pode realizar o cadastros do seus cartões no picpay e utilizá-lo para pagar qualquer coisa.
Assim, você não precisa mais levar sua carteira para os locais, como restaurantes, lojas etc. Com o estabelecimento aceitando o Picpay, você só precisa estar com o celular em mãos para realizar os pagamentos.
Após baixar o aplicativo do Picpay, é necessário cadastrar os cartões nele, ou fazer um depósito via boleto bancário. Assim, quando for pagar algo, basta abrir o aplicativo e apontar a câmera do celular para o QR Code do local. Depois, você deve escolher qual cartão deseja pagar e digitar a senha.
É seguro?
Os rendimentos no aplicativo ocorrem por causa do investimento automático nos títulos do governo. Dessa forma, pelo fato do Picpay ser um intermediador, não existem riscos ao colocar dinheiro nele.
Contudo, assim como ocorre com outras fintechs, exceto pela Nubank, o Picpay não possui a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, caso o banco quebre, não existe a associação que garante até 250 mil reais de garantia.
Dessa forma, o ideal é que você utilize o Picpay para colocar o dinheiro que estaria parado em uma conta corrente no aplicativo. Contudo, procure diversificar os investimentos para o longo prazo. A maioria dos especialistas afirmam que não é indicado colocar todo seu dinheiro no mesmo investimento.
Veja também: Aplicativos De Investimento: Conheça Os Melhores!